Minha conta
    Festival de Cannes 2014: Cineasta argentino Pablo Trapero vai presidir júri da mostra Um Certo Olhar

    Diretor de filmes como Abutres e Elefante Branco irá ajudar a decidir o vencedor de mostra que premia "obras originais quanto ao propósito e à estética".

    por João Vitor Figueira

    O cineasta, roteirista e produtor argentino Pablo Trapero será o presidente do júri da mostra competitiva Un Certain Regard ("Um Certo Olhar") na edição de 2014 do renomado Festival de Cannes. Paralela à competição principal, que este ano será presidida por Jane Campion, a Un Certain Regard tem o objetivo de destacar "obras originais quanto ao propósito e à estética", de acordo com o site oficial do evento. A seleção para a mostra terá cerca de 20 filmes, que serão divulgados, assim como os filmes da competição oficial, em comunicado que será realizado no dia 17 de abril.

    Trapero declarou estar honrado por ter sido escolhido para a função. "Estou orgulhoso por poder participar de uma nova maneira desta aventura que é o Festival de Cannes. A mostra Un Certain Regard, onde eu apresentei três dos meus filmes, traz sempre uma seleção muito emocionante. Ela nos apresenta grandes mestres, promissores jovens talentos, novos países e novas formas de fazer cinema".

    Conhecido por seu cinema que costuma tocar em temas sociais, o cineasta argentino é um velho conhecido do Festival de Cannes. O drama Do Outro Lado da Lei, segundo filme da carreira do diretor, foi selecionado para Un Certain Regard de 2002. Já em 2008, Leonera foi exibido na competição principal. Posteriormente, Abutres, de 2010 e Elefante Branco, de 2012, também participaram da mostra Un Certain Regard.

    Ano passado, o cineasta Thomas Vinterberg, de A Caça, ocupou o cargo que agora é de Trapero. Naquele ano, o júri da mostra premiou o filme A Imagem que Falta, produção franco-cambojana dirigida por Rithy Panh que apresenta um novo olhar sobre o genocídio realizado pelo governo do Khmer Vermelho no Camboja no final da década de 1970.

    Pablo Trapero passa as instruções para Martina Gusman, Jérémie Renier e Ricardo Darín durante intervalo das filmagens de Elefante Branco, seu mais recente longa metragem. Filme acompanha a dura rotina de dois padres em uma favela de Buenos Aires, que sofre com o tráfico de drogas e com o descaso do governo.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top