Minha conta
    Cine PE: Laura Cardoso, José Wilker e filme Deus e o Diabo na Terra do Sol serão homenageados

    Festival de cinema será realizado entre 26 de abril e 2 de maio.

    por João Vitor Figueira

    O Cine PE - Festival do Audiovisual anunciou que irá homenagear os atores José WilkerLaura Cardoso e o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol na sua edição de 2014. O 18º Cine PE será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e começa no próximo dia 26 de abril. A cerimônia de encerramento, com entrega de troféus para os homenageados será realizada no dia 2 de maio.

    José Wilker, cearense de 66 anos, acumula centenas de trabalhos no cinema e TV, além de ocasionalmente atuar como diretor e crítico de cinema. O ator esteve em clássicos do cinema nacional como Dona Flor e Seus Dois MaridosBye Bye Brasil. Laura Cardoso, paulista de 85 anos, iniciou a carreira como atriz ainda na década de 1950 se tornando uma das pioneiras da TV brasileira. Ela já atuou em 29 filmes, tendo ganhado o prêmio de melhor atriz no Cine PE por seu trabalho em Através da Janela.

    Deus e o Diabo na Terra do Sol, outro homenageado do festival, completa 50 anos de sua estreia em 2014. O longa-metragem de drama é uma das pedras fundamentais do Cinema Novo, movimento que revolucionou a sétima arte brasileira com produções baratas e realistas. Uma frase que exprimia o sentimento dos diretores daquela geração era "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", que acabou se tornando um lema. Deus e o Diabo é o principal trabalho do cineasta Glauber Rocha, que morreu em 1981. Os filhos do diretor irão receber a estatueta.

    A 18ª edição do Cine PE terá quatro mostras competitivas: Mostra Pernambuco; Mostra Nacional de Curtas-Metragens-Mostra Curta Brasil; Mostra Nacional de Documentários-Doc Cine PE, que terá pela primeira vez filmes de outrs países; e Mostra Internacional de Cinema do Recife.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top