Minha conta
    Mulheres ainda são minoria em Hollywood à frente e atrás das câmeras, diz estudo

    Pesquisa da New York Film Academy mostra que as mulheres recebem salários menores e são menos representadas na indústria de cinema do que os homens.

    por Bruno Carmelo

    O mundo do cinema pode parecer bastante liberal e aberto a novas ideias, mas um interessante estudo do New York Film Academy acaba de mostrar que as coisas não são bem assim em Hollywood, principalmente no que diz respeito ao papel das mulheres. O gráfico abaixo comprova que, apesar de comprarem a metade de todos os ingressos vendidos, as mulheres têm papéis menores, mais sexualizados e recebem salários mais baixos.

    As estatísticas foram estabelecidas com base nos 500 filmes de maior sucesso entre 2007 e 2012. A situação é alarmante: existem poucas mulheres na direção, no roteiro, na produção... Além disso, elas vencem menos prêmios que os homens, principalmente no Oscar, onde os homens são maioria entre os jurados. Entre as mulheres de destaque, o estudo aponta a diretora Kathryn Bigelow (A Hora Mais Escura), a roteirista Diablo Cody (Juno) e a produtora Kathleen Kennedy (Star Wars: Episódio VII).

    De fato, entre os maiores sucessos dos últimos anos, os homens são os heróis da grande maioria, como em Os Vingadores - The Avengers, Batman - O Cavaleiro das Trevas, e as franquias Piratas do Caribe, Transformers, Harry Potter, Thor, Homem de Ferro, Homem-Aranha. Algumas exceções notáveis vêm de A Saga Crepúsculo, onde uma mulher (Kristen Stewart) e um homem (Robert Pattinson) formam o casal principal, e dos recentes Jogos Vorazes - Em Chamas e Alice no País das Maravilhas, liderados por mulheres (Jennifer Lawrence e Mia Wasikowska, respectivamente).

    E você, se lembra do último filme que viu com mulheres tendo papéis centrais, à frente e atrás das câmeras?

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top