Minha conta
    Festival de Brasília 2013 - Cineasta e equipe do filme abandonam sala de exibição

    Problemas técnicos impediram que Os Pobres Diabos, primeiro longa na categoria ficção, fosse exibido corretamente e a equipe resolveu desistir da sessão. Saiba mais sobre o que aconteceu nesta quarta-feira!

    por Roberto Cunha

    Primeira dia de competição no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e a noite, definitivamente, não terminou em festa por conta de problemas técnicos, que culminaram com o cancelamento da última sessão. Após a exibição de quatro filmes, o longa Os Pobres Diabos (perdão pelo trocadilho), sofreu o pão que o diabo amassou, com mais de três interrupções associadas a uma incompatibilidade do arquivo com a sala de projeção.

    O diretor Rosemberg Cariry, visivelmente descontente, resolveu depois da quarta interrupção dar por encerrada a sessão, se retirando da sala junto com os atores Chico Diaz, Silvia Buarque, Gero Camilo e equipe, e convocando a plateia (já irritada) a fazer o mesmo. Cariry (foto abaixo) informou que usou o mesmo arquivo na sessão de encerramento do recente Cine Ceará e tudo correu bem.

    O episódio de agora é triste e, de certa forma, marcante porque um dos pontos altos do evento era o retorno para o tradicional Cine Brasília, um dos maiores do Brasil. Ele esteve fechado por dois anos para reformas, incluído aí um projetor digital, e foi reinaugurado na semana passada. Segundo Sérgio Fidalgo, coordenador geral do festival, a exibição no padrão DCP (Digital Cinema Package) foi um demanda dos próprios diretores e ele, agora, lamenta ter atendido o pedido, temendo novos episódios: "Ainda não dominamos muito bem essa tecnologia. Não tenho nenhuma segurança de como poderemos contornar as eventuais falhas que possam ocorrer até o final".

    Como estava previsto um debate com os realizadores de Os Pobres Diabos na manhã desta quinta-feira, 19, o espaço foi usado pelos organizadores para traçar um destino e uma nova exibição - gratuita - ficou marcada para esta sexta-feira, 20, às dez e meia da noite.

    O AdoroCinema viajou a convite do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e você pode acompanhar um panorama do evento por aqui.

    LEIA MAIS

    Festival de Brasília 2013 - Música, imagens e muitos aplausos na noite de abertura

    Seminários gratuitos são atrativos do Festival de Brasília

    Festival de Brasília divulga os filmes da Mostra Brasília e os jurados de sua 18ª edição

    Divulgados os filmes do Festival de Brasília 2013

    e

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top