Minha conta
    Festival Varilux: Veja as dicas do AdoroCinema sobre os melhores filmes da programação

    Camille Claudel 1915 e Os Sabores do Palácio estão entre as boas pedidas do Festival Varilux de Cinema Francês.

    por Bruno Carmelo

    Da esquerda para a direita: Ferrugem e Osso, Camille Claudel 1915 e Os Sabores do Palácio

    Para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a edição 2013 do Festival Varilux de Cinema Francês já está quase chegando ao fim, tendo suas últimas exibições dia 9 de maio. Mas a partir do dia 10, o filme começa em outras partes do país, como Manaus, Aracaju e São Luís. É hora de listar alguns dos títulos preferidos do AdoroCinema, assim como as maiores surpresas até agora.

    Com quinze filmes em cartaz, alguns dramas chamaram nossa atenção. Camille Claudel 1915, com a excelente Juliette Binoche no papel da escultora, é uma boa pedida. O filme tem um ritmo lento, que pode não agradar a todos os espectadores, mas a conclusão certamente vale o ingresso. Quem prefere dramas mais ágeis pode ver o belíssimo Ferrugem e Osso, com Marion Cotillard e Matthias Schoenaerts em uma comovente história de amor e amizade. Já Os Sabores do Palácio, embora aparente ser uma comédia sobre a reputada gastronomia francesa, é na verdade um drama humanista e bem ritmado sobre a cozinheira do presidente. Fugindo de todos os clichês do gênero, o filme é uma das melhores surpresas até agora.

    Mas a maioria dos filmes do festival são comédias, e de alto nível: Além do Arco-Íris consegue alfinetar com elegância nossa ideia do amor forjada pelos contos infantis, criticando pessoas que ainda esperam pelo príncipe encantado ou a pela princesa perfeita. Já Feito Gente Grande chama a atenção por apresentar temas sérios como divórcio, adultério e aborto do ponto de vista de uma criança. A redação do AdoroCinema ainda não viu Anos Incríveis nem A Datilógrafa, mas os comentários nos bastidores do festival têm sido bastante positivos.

    E vocês, o que viram de bom até agora? Quais filmes ainda pretendem ver?

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top