Minha conta
    Casablanca completa 70 anos hoje!

    Clássico estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman já é setentão, mas ainda possui muitos e muitos fãs.

    por Lucas Salgado

    Há exatos 70 anos, Humphrey Bogart virou-se para Ingrid Bergman e disse, pela primeira vez nas telas, a clássica frase: "Nós sempre teremos Paris". No dia 26 de novembro de 1942, foi realizada, no Hollywood Theater, em Nova York, a primeira sessão oficial de Casablanca.

    Inspirado na peça "Everybody Comes To Rick's", de Murray Burnett e Joan Alison, o longa só foi entrar em cartaz nos Estados Unidos no dia 23 de janeiro de 1943, razão pela qual só foi disputar o Oscar em 44, quando deixou a cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com três estatuetas: Melhor Filme, Melhor Diretor (Michael Curtiz) e Melhor Roteiro (Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch). Concorreu em outras cinco categorias, incluindo Melhor Ator para Bogart, mas pouco importa o número de prêmios conquistados. Casablanca entrou para a história da sétima arte e continua lá pelos últimos 70 anos.

    "Todo grande filme deve parecer novo a cada vez que você o vê", disse o famoso crítico de cinema Roger Ebert. Ele não se referia necessariamente a um longa específico, mas é evidente que Casablanca se encaixa nesta definição. Alguns podem questionar como uma produção em preto e branco ainda parece nova, mas é importante reforçar que o cinema à cores já existia na época da realização do filme e que o P&B foi uma opção dos realizadores.

    Sem grandes efeitos visuais, o longa ainda funciona naquilo que é seu propósito maior: emocionar. É impossível não entrar na história de amor e dor de Rick e Isla, e sofrer ao lado dele ao som da belíssima "As Time Goes By" (vídeo abaixo).

    Casablanca foi produzido pelo famoso Jack L. Warner (um dos tais irmãos Warner) e foi apontado pelo Instituto de Cinema Americano (AFI) como o segundo melhor filme de todos os tempos. Hoje, a neta de Jack, Cass Warner sonha em realizar a continuação Return to Casablanca, que traria o filho de Isla e Rick procurando pelo pai.

    Assistido em 1942 ou em 2012, o filme emociona e encanta da mesma forma, envelhecendo muito bem com o passar do tempo (ou "as time goes by"). Trilha perfeita, frases lendárias, atuações marcantes. Tudo em Casablanca aponta para uma só palavra: perfeito!

    Casablanca

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top