Minha conta
    Dois filmes sobre a caça à Osama Bin Laden podem chegar quase juntos aos cinemas

    Zero Dark Thirty e Code Name: Geronimo - Killing Bin Laden trazem praticamente a mesma história, e ambos disputam uma data de lançamento antes do concorrente.

    por Bruno Carmelo

    Se 2012 foi o ano das disputas pelo personagem da Branca de Neve, presente em Espelho, Espelho Meu e Branca de Neve e o Caçador, 2013 pode ser o ano de uma personalidade muito diferente aparecendo mais de uma vez nas telas: Osama Bin Laden. Duas produções estão sendo feitas sobre a caça ao terrorista, e ambas disputam uma data de lançamento anterior à rival.

    Zero Dark Thirty (à esquerda), ainda com título provisório, é a maior das duas produções, dirigida pela oscarizada Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror), e com um elenco de peso que inclui Jessica Chastain (Os Infratores) e Mark Strong (John Carter: Entre Dois Mundos). O filme contará a história de mais de dez anos de procura por Osama Bin Laden, entre as gestões de três presidentes, passando pelos militares, os governadores e os serviços de inteligência.

    Um dos personagens centrais será uma agente da CIA (Chastain) que descobre os interlocutores do terrorista. O roteiro promete ser bastante crítico aos governantes, e já tem recebido ataques da ala conservadora antes mesmo de seu lançamento, ainda indefinido entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.

    Mas agora um projeto menor, mais patriótico e consensual, entra na disputa: Code Name: Geronimo - Killing Bin Laden (à direita). Com atores pouco conhecidos e o diretor John Stockwell (do terror Turistas) na direção, ele tenta ser concluído antes do primeiro filme, para conseguir uma data de lançamento ainda em dezembro de 2012. A história deste outro filme: os dez anos de busca de Bin Laden, vistos por uma agente da CIA (Kathleen Robertson). Notaram uma semelhança?

    Resta saber se Osama Bin Laden é um argumento de marketing forte a ponto de levar o público aos cinemas não apenas uma vez, mas duas. Zero Dark Thirty já tem distribuição garantida no Brasil, pela Imagem Filmes, no primeiro semestre de 2013.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top