Minha conta
    Nelson Pereira dos Santos prepara filme sobre Dom Pedro II

    Diretor de A Música Segundo Tom Jobim quer comandar ficção sobre Dom Pedro II. Não há previsão de lançamento.

    por Lucas Salgado

    Um dos grandes nomes do cinema brasileiro, Nelson Pereira dos Santos quer abordar um período importante de nossa história em seu próximo projeto. O diretor quer contar a história de vida de Dom Pedro II.

    Dom Pedro II foi o segundo e último Imperador do Brasil, posto que assumiu com apenas cinco anos após a abrupta abdicação do pai Dom Pedro I, em 1831. Tal situação gerou um dos períodos mais conturbados da história do país, que foi comandado por regências enquanto o jovem não alcançava a maior idade. Assumiu o cargo de chefe de Estado e de governo apenas em 1941, após uma manobra política que reduziu a maioridade para 14 anos. Governou até 1889, quando a república foi instituída no Brasil, e faleceu em 1891, após dois anos exilado na Europa.

    Nelson Pereira dos Santos está no Festival de Cannes, onde foi exibido seu trabalho, o documentário A Música Segundo Tom Jobim. O cineasta também está procurando parceiros internacionais para o projeto. "Já temos o apoio da RAI, a televisão italiana, mas estamos tentando uma parceira com a França para o filme, que se baseia nos escritos do meu colega de Academia Brasileira de Letras José Murilo de Carvalho, ambientado em 15 de novembro de 1889", declarou em entrevista ao jornal O Globo.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top