Minha conta
    Diário de Cannes: ícone do cinema francês, Alain Resnais traz teatro filmado

    Veterano diretor, que tem quase 90 anos, concorre em Cannes pela quinta vez.

    por Francisco Russo, direto de Cannes

    Aos 89 anos, Alain Resnais é um dos diretores mais velhos em atividade no cinema mundial. Ícone do cinema francês e responsável por O Ano Passado em Marienbad e Hiroshima, Mon Amour, o diretor voltou à Croisette neste ano para apresentar seu novo longa-metragem, Você Não Viu Nada Ainda, exibido nesta manhã para a imprensa.

    O diretor Alain Resnais veio a Cannes para lançar "Você Não Viu Nada Ainda"

    Já na primeira cena o longa-metragem traz uma proposta intrigante. Vários atores, interpretando eles mesmos, recebem uma ligação informando da morte de um autor teatral e pedindo que compareçam para a divulgação do testamento. O clima de mistério está criado e todos comparecem à suntuosa casa do falecido sem saber o que está por vir. Lá são surpreendidos com a exibição de um vídeo, onde o autor pede a todos que avaliem uma nova versão da peça teatral "Eurídice", por ele escrita e por todos interpretada em algum momento de suas carreiras.

    Há na verdade dois filmes em Você Não Viu Nada Ainda. O primeiro, descrito logo acima e retomado na reta final, possui um certo clima de suspense e uma proposta bastante interessante, pelo uso do alter ego dos próprios atores como personagens. Entretanto, a partir da exibição do novo "Eurídice" o filme passa por uma transformação radical. Influenciados pela peça, os atores passam a reinterpretá-la por conta própria, na própria sala onde assistem o vídeo.

    Se por um lado a reinterpretação é uma declaração de amor ao teatro, ressaltando sua força diante do aspecto emocional dos envolvidos, por outro ela torna o filme extremamente lento e arrastado, sensação ampliada ainda mais pela presença de quatro atos. Todos apresentados em detalhes, às vezes com a mesma cena reinterpretada por atores diferentes. Cansa. Para completar, a retomada da proposta inicial acaba eliminando por completo o mistério apresentado inicialmente.

    Pierre Arditi, Sabine Azéma, Lambert Wilson e Anne Consigny: atores do filme também vêm a Cannes

    Na coletiva realizada após a sessão, Alain Resnais ressaltou que o filme não se parece com nenhum outro de sua carreira. "Não penso em relação à carreira, sou uma espécie de faz tudo. Este filme não se parece com nenhum outro que fiz. Se tivesse pensado nele como um testamento nunca teria tido a audácia e a energia de fazê-lo", declarou o diretor.

    Apesar de ainda não ter uma data de estreia definida no Brasil, Você Não Viu Nada Ainda já possui distribuidora nacional. Caberá a Imovision a tarefa de lançá-los nos cinemas nacionais. Logo abaixo você pode conferir um clipe do longa-metragem.

    Você Não Viu Nada Ainda

    Leia mais:

    Diário de Cannes - A cobertura do AdoroCinema no festival

    Guia do Festival de Cannes

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top