Steven Spielberg queria fazer Tubarão 2, mas os produtores rejeitaram sua ideia: O Resgate do Soldado Ryan com tubarões
Compartilhe esta matéria

O verdadeiro motivo pelo qual o diretor de Jurassic Park não assumiu a sequência de Tubarão.

Dirigido por Steven Spielberg, Tubarão tornou-se o filme de maior bilheteria da história quando estreou em 1975. Hollywood não podia simplesmente deixar isso passar, então levou muito pouco tempo para dar luz verde a uma segunda parte, que chegou aos cinemas três anos depois. No entanto, Spielberg preferiu não participar desse Tubarão 2.

Tubarão 2
Tubarão 2
Data de lançamento 13 de setembro de 2021 | 1h 56min
Criador(es): Jeannot Szwarc
Com Roy Scheider, Lorraine Gary, Murray Hamilton
Usuários
3,4
alugar ou comprar

A verdade é que, no início, o diretor estava sim disposto a fazê-lo, mas com uma condição que os produtores não quiseram aceitar.

Soldados contra tubarões

Qualquer pessoa que tenha visto o Tubarão original certamente se lembra de uma famosa cena em que o personagem interpretado por Robert Shaw conta a história real do USS Indianapolis e como a maior parte da tripulação ficou à mercê dos tubarões. Você pode relembrá-la neste vídeo da cena:

Pois bem, acontece que essa era a ideia de Spielberg para dar continuidade ao seu sucesso de bilheteria. Quem contou isso foi Mark Ramsey no podcast Shoot This Now. Aparentemente, o americano propôs fazer um prelúdio centrado nesses acontecimentos e também revelou qual foi a reação do estúdio ao ouvir o seu "pitch" para Tubarão 2:

"Inicialmente, entraram em contato com ele para fazer uma sequência de Tubarão e ele respondeu: 'Eu faço se for sobre o Indianapolis'. Eles disseram 'Não' e ele, então, também disse 'Não'. Foi assim que se separaram nesse ponto".

Universal Pictures

Ou seja, Steven Spielberg queria fazer um filme muito diferente daquele que acabou sendo produzido em 1978. Algo como O Resgate do Soldado Ryan com tubarões; um drama de guerra baseado em fatos reais que se conectava claramente com Tubarão, mas que seguia por um caminho muito diferente.

Os "nãos" que o jovem Spielberg acumulou

Por outro lado, os produtores queriam algo semelhante ao suspense original e preferiram não contar com o diretor, que já havia provado seu talento com Encurralado (1971) ou o próprio filme em questão, mas que ainda não era o Rei Midas de Hollywood, responsável pela franquia Indiana Jones ou Jurassic Park. Na verdade, esse jovem Spielberg também quis dirigir uma aventura de James Bond e levou outro fora.

Jeannot Szwarc foi quem ocupou a cadeira de diretor em Tubarão 2, novamente com Roy Scheider liderando o elenco. Uma sequência digna, divertida, mas que acrescentava muito pouco ao que já tínhamos visto na superior primeira parte de Spielberg.

Posteriormente, seriam feitas mais duas sequências de Tubarão, todas arrecadando menos que a anterior, antes que a Universal desse a franquia por encerrada em 1987. Sinceramente, me impressiona muito que em todo esse tempo ninguém tenha tentado reiniciar a franquia ou filmar uma nova adaptação do romance original de Peter Benchley, que foi o que deu início ao fenômeno.

Marco Rigobelli
Marco Rigobelli
Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.
Links relacionados