Para gravar a cena mais ambiciosa de A Odisseia, Christopher Nolan se trancou com 20 atores em estrutura colossal: "É um líder"
Compartilhe esta matéria

Após construir relíquia histórica do zero para A Odisseia, o aclamado diretor arriscou tudo para gravar uma das cenas mais ousadas do filme.

Christopher Nolan é conhecido por não trabalhar com CGI, tela verde e qualquer tipo de efeito visual computadorizado. Essa decisão artística permite que o cineasta trabalhe apenas com o que está ao alcance da mão e do ofício manual, instigando criatividade e inovação na produção de seus efeitos práticos, o que também garante um certo grau de grandiosidade ao produto final. Para uma história (literalmente) épica e fundamental como A Odisseia, Nolan não tomaria uma decisão diferente da que o guiou por tantos anos em sua carreira como cineasta.

Especialistas em história clássica concordam: "Esta não é a Odisseia de Homero. É a de Nolan"

Na adaptação da epopeia grega homônima atribuída a Homero, Nolan traz para as telonas alguns dos símbolos, personagens e cenas mais conhecidos e interpretados da cultura ocidental. O cavalo de Troia, por exemplo, foi um caso emblemático do filme, já que o diretor decidiu reproduzir em escala real o artefato histórico de madeira de 12 metros de altura, recriando um dos ícones da Guerra de Troia para uma das cenas mais ousadas do longa.

ATENÇÃO! SPOILERS DE A ODISSEIA A SEGUIR

Esqueça os efeitos especiais! Nolan construiu relíquia gigantesca e chocou elenco com decisão surreal

Universal Pictures

Nolan abre o filme com uma sequência visceral em que acompanhamos os soldados gregos dentro do colossal cavalo que afunda na costa de Troia. Com o animal de madeira meio submerso pelo mar, os guerreiros gregos se espremem sujos e em silêncio e tentam não se afogar, respirando por canudos, enquanto os troianos arrastam o presente capcioso para dentro de sua, até então, impenetrável cidade.

A Odisseia: Christopher Nolan explica por que Zendaya e outros astros de Hollywood têm papéis pequenos no filme

Para gravar com precisão a perspectiva horripilante dos gregos na água, o ator John Leguizamo revelou ao The Hollywood Reporter que Christopher Nolan se juntou à equipe de atores dentro do cavalo, deixando-o admirado com o quão dedicado é o diretor.

Eu estava procurando o Chris Nolan para conhecê-lo, e me disseram que ele estava dentro do cavalo com 20 atores, o diretor de fotografia [Hoyte van Hoytema] e a câmera IMAX. Eu não conseguia acreditar nisso. Fiquei pensando: ‘Uau, esse cara é um líder. Ele não vai pedir ou exigir nada de você que ele mesmo não tente fazer’.”, contou o ator, que interpreta Eumeu, criador de porcos e servo leal a Odisseu.

Universal Pictures

Segundo Matt Damon, que também falou sobre as gravações da fatídica cena do Cavalo de Troia durante a turnê de divulgação, Nolan não sabia como iria filmá-la até o dia reservado para a sequência. O cineasta apenas disse ao grupo que “eles simplesmente iriam se amontoar ali e descobrir como fazer”.

Aquela sensação de claustrofobia foi surgindo naturalmente… Hoyte estava olhando pela lente, e Chris estava bem ao lado dele. Eles simplesmente criaram aquilo em tempo real. Foi muito legal de ver. Se tivéssemos planejado tudo, acho que não teria tido a mesma energia.”, relembrou Damon para o portal GamesRadar+.

Christopher Nolan exalta fenômenos de terror do ano e defende o público jovem: “Nunca acreditei que a atenção deles estivesse frita”

Apesar do trabalho monumental e do aparente improviso, Nolan admitiu que essa cena o persegue há alguns anos, desde que quase dirigiu outra adaptação de Homero. “Quando fui designado, por um breve período, para dirigir Tróia (2004), pensei muito sobre o Cavalo de Troia e em como eu o retrataria para torná-lo convincente", comentou com o site The Independent. "Há 20 anos que tenho na cabeça a imagem daquele cavalo afundando na areia.", completou.

A Odisseia
A Odisseia
Data de lançamento 16 de julho de 2026 | 2h 53min
Criador(es): Christopher Nolan
Com Matt Damon, Tom Holland, Anne Hathaway
Usuários
3,7
Adorocinema
4,5
Ver sessões (712)

A Odisseia está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Luiza Zauza
Jornalista em formação dividida entre a paixão pelo cinema e pela música. Como coração é grande, cabe desde comédias românticas até documentários musicais. Sempre em busca de encaixar sua devoção por Jorge Ben Jor e John Carpenter em alguma conversa.
Links relacionados