"Não sou capaz de ter uma conversa espontânea": Há 30 anos, este ator de Star Wars fez uma confissão comovente
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Convidado para o programa de Dick Cavett em 1995, James Earl Jones, a voz de Darth Vader, relatou uma longa e constante luta que conseguiu superar através de pura determinação.

Uma lenda de Hollywood com uma voz poderosa e profunda, James Earl Jones nos deixou em setembro de 2024, aos veneráveis ​​93 anos. Em uma longa carreira de mais de 60 anos, ele interpretou quase 190 papéis tanto na televisão quanto no cinema – como o icônico Thulsa Doom em Conan, o Bárbaro, e, claro, a voz de Darth Vader na saga Star Wars.

"Não sou capaz de ter uma conversa espontânea"

Em abril de 1995, o ator esteve no programa de Dick Cavett, que lhe deu a oportunidade de falar sobre sua longa batalha contra a gagueira. Ele confidenciou que não sentia nenhuma presunção ou arrogância em relação à sua famosa voz, chegando a chamá-la de "a amante mais infiel" que já teve, pois ela frequentemente o decepcionava.

Devido ao transtorno, que o afetou profundamente durante a juventude, ele explicou que era impossível manter uma conversa espontânea ou articular palavras e ideias com facilidade.

Lucasfilm

"Eu gaguejo. Não só gaguejo, como, por gaguejar desde criança, durante meus anos de desenvolvimento, não consigo ter uma conversa espontânea. Em outras palavras, não consigo ser um apresentador, por exemplo. É impossível para mim. Não consigo articular ideias e palavras tão bem quanto antes."

A longa batalha de James Earl Jones, voz de Darth Vader, contra a gagueira

Quando jovem, James até se recusava a falar regularmente, por medo de começar a gaguejar na hora errada e para evitar zombarias cruéis.

Uma primeira revelação para ele foi a leitura de um poema que havia escrito em sala de aula a pedido de seu professor. Jones, então, percebeu que era capaz de proferir um discurso perfeitamente inteligível graças à sua memória.

Star Wars
Star Wars
Data de lançamento 30 de janeiro de 1978 | 2h 01min
Criador(es): George Lucas
Com Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher
Usuários
4,6
Assista agora no Disney +

Um terapeuta então o aconselhou a fazer aulas de teatro – que logo se tornou uma paixão avassaladora e uma verdadeira salvação. Embora seu problema de gagueira tenha sido, em grande parte, resolvido, o ator explicou que ainda enfrentava dificuldades, tendo que pensar com antecedência sobre o que precisa dizer.

facebook Tweet
Links relacionados