Esta é uma das carreiras mais atípicas do cinema francês, pois este diretor foi primeiro condenado à morte, depois salvo, e posteriormente tornou-se roteirista e diretor especializado em filmes policiais e de suspense: o verdadeiro nome de José Giovanni é Joseph Damiani. O pai de Joseph ficou sem um tostão após a quebra da bolsa de valores de 1929, e seus problemas com jogos de azar levaram parte da família ao crime organizado, incluindo o jovem Joseph.
Condenado à morte
YouTube / INA / Arditube
Em meados da década de 1940, o futuro José Giovanni e seus cúmplices sequestravam, torturavam, roubavam e assassinavam suas vítimas. Após vários desses crimes, o grupo é preso, diversos membros da gangue morrem e, em 10 de julho de 1948, Joseph Damiani, de 22 anos, é condenado à morte.
Como relatou a Thierry Ardisson em 2002, enquanto aguardava sua sentença, Damiani escreveu Oito Meses Diante da Sepultura - Diário de um Condenado, que narra seus oito meses de prisão aguardando a execução.
Uma vez livre, seu pai contatou as famílias das vítimas do bando para obter cartas de indulto e, em 3 de março de 1949, conseguiu um indulto do presidente Vincent Auriol para seu filho Joseph. Sua pena foi reduzida para 20 anos de trabalhos forçados em 1951, e ele foi libertado em 1956, aos 33 anos, após pouco mais de 11 anos de detenção.
Uma libertação marcada pela escrita
SNC
No ano seguinte, Joseph Damiani tornou-se José Giovanni e usou suas experiências criminais e na prisão para seguir carreira como escritor. Seu estilo foi rapidamente reconhecido e seus livros foram adaptados para o cinema, muitas vezes por ele mesmo.
Foi assim que ele escreveu Le Trou, Classe tous risques e Les Grandes Gueules. Ele começou a dirigir em 1967 com La Loi du survivant, que adaptou a segunda parte de seu romance Les Aventuriers, cuja primeira parte também foi adaptada para o cinema em 1967, dirigida por Robert Enrico (Les Aventuriers).
Diretor de Alain Delon, Lino Ventura e Jean Gabin
Adel Productions
A isso se seguiram 14 longas-metragens filmados entre 1968 e 2001, incluindo algumas joias do gênero policial, como Dernier domicile connu ou Dois Homens Contra uma Cidade, mas também filmes de aventura como Le Ruffian ou Le Rapace.
Em 1984, graças à sua reintegração, José Giovanni obteve a reabilitação que havia solicitado, o que lhe permitiu reivindicar novamente alguns dos direitos dos quais havia sido privado desde a sua condenação e ter o registro criminal apagado. Após o lançamento de um último longa-metragem dedicado ao seu pai, intitulado Meu Pai Salvou Minha Vida, em 2001, José Giovanni faleceu em 24 de abril de 2004, aos 80 anos de idade.