Tarantino vendeu esse roteiro porque não conseguiu financiar o filme, mas sempre se arrependeu: "Fui ao cinema para vê-lo e tive que sair no meio da sessão"
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

O diretor de Era Uma Vez em Hollywood criticou duramente este filme enquanto o estavam promovendo, o que irritou muito a equipe de produção.

Recentemente, Quentin Tarantino ganhou as manchetes de meio mundo depois de ter criticado abertamente e de maneira muito gratuita o ator Paul Dano. Em sua lista de melhores filmes deste século, o diretor destacou Sangue Negro, dirigido por Paul Thomas Anderson, um filme que ele amou, mas no qual não gostou de ver Dano. O que o diretor disse não poderia ser mais claro: "Supostamente é um filme de dois personagens. Mas também é claríssimo que não é. [Dano] é um fraco, cara. É o irmão mais fraco. [Daniel Day-Lewis] o está devorando vivo", garantiu.

Estas declarações geraram muita polêmica e não foram poucos os que saíram em defesa de Dano. O fato é que Tarantino nunca foi de meias palavras e sempre que quis criticar algo publicamente, o fez sem rodeios.

Gage Skidmore

"Fui ao cinema para assistir uma vez e tive que sair. Era como uma sitcom horrível"

Um dos casos mais notórios foi o de Assassinos por Natureza, um filme dirigido por Oliver Stone que adapta um roteiro original de Tarantino. O cineasta estava no início de sua carreira, então vendeu o roteiro por ser incapaz de encontrar financiamento para dirigi-lo ele mesmo. Conhecendo o temperamento do diretor, imagine o que significou para ele ver seu querido roteiro parar na tela grande nas mãos de outros.

"Basicamente, eles reescreveram meu roteiro. Isso é o primeiro e acho que você pode parar por aí", declarou em uma entrevista de rádio com Opie & Anthony, "O que me incomoda é que eu sei que as pessoas... os roteiristas de Hollywood reescrevem o tempo todo e isso sempre acontece, mas comigo não. No minuto em que aconteceu, eu disse: 'não vou jogar este jogo'. Ele não tinha o direito. Eu preferiria que ele tivesse me roubado". E parece que, à medida que fala, ele se esquenta:

Nunca me sentei e assisti ao filme do começo ao fim. Fui ao cinema para assistir uma vez e tive que sair. Era como uma sitcom horrível

Este tipo de declaração, dita especialmente durante a promoção de Assassinos por Natureza, fez muito mal a Oliver Stone. "Em todo o mundo, onde quer que fôssemos, as críticas nos doíam, pois ele dizia que tínhamos reescrito o roteiro. Ele nem sequer tinha visto o filme, mas me criticava, dizia coisas sobre meus filmes. Foi simplesmente ultrajante", garantiu o diretor.

Assassinos por Natureza
Assassinos por Natureza
Data de lançamento 11 de novembro de 1994 | 1h 58min
Criador(es): Oliver Stone
Com Woody Harrelson, Juliette Lewis, Robert Downey Jr.
Usuários
3,9
Assista agora no Prime Video

Foi uma guerra aberta entre os dois cineastas que, na verdade, não tem nem vencedor nem perdedor. Talvez Assassinos por Natureza não tenha críticas tão boas quanto as dos filmes dirigidos por Quentin Tarantino, mas, ao mesmo tempo, este e outros comentários estão ajudando a retratar Tarantino como uma das figuras mais controversas de Hollywood.

facebook Tweet
Links relacionados