A palavra que Tom Cruise precisa ouvir no set de filmagem para perceber que está indo longe demais
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Cameron Crowe percebeu durante as filmagens de Jerry Maguire que havia apenas uma palavra que acalmava o protagonista de Missão Impossível quando ele começava a fazer suas loucuras habituais.

Tom Cruise deu tudo de si durante as filmagens de Jerry Maguire. Com Missão Impossível recém-lançado e sua fama no auge, o ator queria conciliar cinema independente e de autor com blockbusters, e Cameron Crowe parecia a pessoa ideal para apoiar... embora os amigos do diretor não vissem como seria possível que Cruise quisesse interpretar um perdedor. Surpreendentemente, é exatamente o tipo de papel que ele estava procurando. E se você conhece a estrela, sabe que quando ele está animado com algo, é capaz de dar 110% de si.

Jerry Maguire - A Grande Virada
Jerry Maguire - A Grande Virada
Data de lançamento 27 de fevereiro de 1997 | 2h 18min
Criador(es): Cameron Crowe
Com Tom Cruise, Cuba Gooding Jr., Renée Zellweger
Usuários
4,2
alugar ou comprar

Para nos dar uma ideia da intensidade da filmagem, Crowe contou que antes de uma cena em que seu personagem tinha que prender a respiração, ele pulava corda furiosamente e depois dizia rapidamente "Vamos!". Se a cena exigia que ele chorasse, ele se sentava sozinho com um walkman, chegando a lugares onde claramente não queria chegar. Lágrimas artificiais? Ah, claro, e o que vem depois? Usar um dublê?

O poder de um "relax"

Na verdade, Cruise, temendo ir longe demais, pediu apenas uma coisa a Crowe: "Tenho um pedaço de papel perto do espelho, e o vejo todos os dias. Diz 'Relax'. Se eu me soltar, posso ir a lugares onde nunca estive antes como ator. A qualquer momento, diga-me 'Relax'. Isso ajudará". O diretor só precisou dizer isso um par de vezes, depois de algumas tomadas em que ele tentou fazer algo selvagem e louco: essas não estão no filme, mas as seguintes sim.

A dedicação do ator com Jerry Maguire (o personagem e o filme) veio desde o primeiro minuto: ele chegou da Europa com o roteiro dentro de um caderno preto no qual havia colocado diferentes camadas com cores para entender o personagem 100% e disposto a compartilhar todas as suas opiniões com Crowe. Fascinante? Certamente. Intenso? Bem, como você esperava que fosse um trabalho com Tom Cruise?

facebook Tweet
Links relacionados