Tom Cruise deu tudo de si durante as filmagens de Jerry Maguire. Com Missão Impossível recém-lançado e sua fama no auge, o ator queria conciliar cinema independente e de autor com blockbusters, e Cameron Crowe parecia a pessoa ideal para apoiar... embora os amigos do diretor não vissem como seria possível que Cruise quisesse interpretar um perdedor. Surpreendentemente, é exatamente o tipo de papel que ele estava procurando. E se você conhece a estrela, sabe que quando ele está animado com algo, é capaz de dar 110% de si.
Para nos dar uma ideia da intensidade da filmagem, Crowe contou que antes de uma cena em que seu personagem tinha que prender a respiração, ele pulava corda furiosamente e depois dizia rapidamente "Vamos!". Se a cena exigia que ele chorasse, ele se sentava sozinho com um walkman, chegando a lugares onde claramente não queria chegar. Lágrimas artificiais? Ah, claro, e o que vem depois? Usar um dublê?
O poder de um "relax"
Na verdade, Cruise, temendo ir longe demais, pediu apenas uma coisa a Crowe: "Tenho um pedaço de papel perto do espelho, e o vejo todos os dias. Diz 'Relax'. Se eu me soltar, posso ir a lugares onde nunca estive antes como ator. A qualquer momento, diga-me 'Relax'. Isso ajudará". O diretor só precisou dizer isso um par de vezes, depois de algumas tomadas em que ele tentou fazer algo selvagem e louco: essas não estão no filme, mas as seguintes sim.
A dedicação do ator com Jerry Maguire (o personagem e o filme) veio desde o primeiro minuto: ele chegou da Europa com o roteiro dentro de um caderno preto no qual havia colocado diferentes camadas com cores para entender o personagem 100% e disposto a compartilhar todas as suas opiniões com Crowe. Fascinante? Certamente. Intenso? Bem, como você esperava que fosse um trabalho com Tom Cruise?