Quando as pessoas pensam em Sylvester Stallone hoje em dia, o imaginam principalmente como um astro de ação – afinal, o agora septuagenário celebrou alguns de seus maiores sucessos com filmes como Stallone Cobra ou a franquia Os Mercenários. Mas até mesmo seu antigo rival, Arnold Schwarzenegger, precisa admitir, ainda que a contragosto, que Stallone tem algo que ele não consegue alcançar: além de possuir músculos de aço e manusear armas com facilidade, ele também é um ator genuinamente bom.
Não é coincidência que Stallone tenha recebido uma indicação ao Oscar por sua primeira aparição como o boxeador azarão Rocky Balboa em 1976. E Rambo também não era sempre uma máquina de luta – no primeiro filme, era um veterano do Vietnã psicologicamente abalado que só queria começar uma nova vida. Stallone interpretou outros papéis do tipo em filmes como A Taberna do Inferno, Cop Land e, mais recentemente, Samaritano.
Sylvester Stallone recusou este thriller vencedor do Oscar
Miramax
Vários outros filmes poderiam ter sido adicionados à sua lista se a estrela tivesse sido um pouco menos seletiva – por exemplo, consta que ele recusou o papel principal em Amargo Regresso, que mais tarde rendeu a Jon Voight um Oscar de Melhor Ator. Mas há outro filme que Stallone ainda se arrepende de ter recusado: A Testemunha, de Peter Weir.
Em 1986, Harrison Ford recebeu a única indicação ao Oscar de sua carreira por seu papel como o policial John Book, que se infiltra em uma comunidade Amish para proteger um menino. O filme foi um enorme sucesso, arrecadando US$ 117 milhões em todo o mundo, e a crítica também ficou impressionada com o suspense romântico – que ganhou o Oscar de Melhor Edição e Melhor Roteiro Original.
Antes de Ford entrar em cena, o projeto foi oferecido a Stallone, que recusou a oferta por razões não especificadas. "Recusar A Testemunha me devastou", confessou mais tarde ao The Hollywood Reporter. "Foi um erro."
Em meados da década de 1980, Stallone era um dos atores mais bem-sucedidos, tendo lançado Rambo 2 - A Missão e Rocky 4 no mesmo ano – então ele provavelmente subestimou o impacto potencial de um filme relativamente pequeno como A Testemunha. O papel certamente lhe teria trazido maior reconhecimento como ator, mas, é claro, nunca saberemos exatamente como ele teria se saído como John Book.