Avatar - Fogo e Cinzas: Se o épico de ficção científica fracassar, James Cameron vai cancelar Avatar 4 e 5 — mas ele tem um plano B!
Iris Dias
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

Ainda este mês, Avatar 3 será lançados nos cinemas. Duas continuações estão previstas, mas só as veremos se o terceiro filme for bem de bilheteria.

Quando Avatar 2: O Caminho da Água chegou aos cinemas em 2022, a grande questão era se a sequência de ficção científica conseguiria replicar o sucesso de Avatar depois de tanto tempo. Afinal, 13 anos haviam se passado entre os dois filmes. Mas Avatar 2 de fato fez jus ao seu antecessor — e como! Com 2,3 bilhões de dólares em bilheteria, a sequência é a terceira maior bilheteria de todos os tempos. O sucesso financeiro nas bilheterias também é vital para a sobrevivência de uma franquia extremamente cara como Avatar — e James Cameron sabe muito bem disso.

No podcast da indústria cinematográfica The Town, Cameron enfatizou mais uma vez que a realização das sequências planejadas, Avatar 4 e Avatar 5, não é garantida. Tudo depende do desempenho de Avatar: Fogo e Cinzas nas bilheterias. Se a aventura de ficção científica não for um sucesso, a saga Avatar será encerrada prematuramente — mesmo que as sequências já estejam planejadas e escritas.

Avatar custa "uma fortuna"

O diretor adota uma visão muito realista: os filmes de Avatar custaram "uma fortuna", disse Cameron no podcast, e, portanto, precisam gerar "uma fortuna" para justificar sua existência e futuras sequências. A produção de Avatar 2, por exemplo, custou 400 milhões de dólares — sem incluir o gigantesco orçamento de publicidade. Mas, neste caso, o cálculo compensou amplamente: com 2,3 bilhões de dólares em receita, a Disney obteve um lucro considerável.

E tudo indica que Avatar 3 será um sucesso. As previsões apontam até para uma estreia mais bem-sucedida na América do Norte do que Avatar 2. Portanto, em princípio, Cameron tem uma decisão fácil a tomar — mas, na verdade, parece que o cineasta não acharia tão difícil quanto se poderia imaginar se tivesse que se despedir da franquia Avatar. Há dois motivos para isso.

Avatar: O Caminho da Água
Avatar: O Caminho da Água
Data de lançamento 15 de dezembro de 2022 | 3h 12min
Criador(es): James Cameron
Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
Imprensa
3,2
Usuários
4,4
Adorocinema
4,5
Assista agora no Disney +

Mesmo sem continuações, Avatar tem um final satisfatório

Para começar, Cameron já tem um plano B para concluir a história da família de Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana), mesmo que os filmes finais não sejam produzidos. Aliás, se a franquia Avatar terminar após o terceiro filme, pelo menos uma trama ficará sem resolução. Mas ele simplesmente a contaria em forma de livro, disse Cameron no podcast: "Responderei a todas as perguntas".

E há outro motivo pelo qual se desapegar de Avatar não seria tão difícil para o cineasta. Embora a franquia domine atualmente o trabalho do diretor, seu coração ainda bate por outros projetos. Ele tem "dez outros projetos" em andamento aos quais poderia se dedicar, incluindo o drama sobre a bomba atômica Ghosts Of Hiroshima. Se este será de fato o próximo filme que ele fará, e se o projeto sequer chegará a ser realizado, ele não sabe — mas Cameron certamente não ficará entediado sem Avatar.

Avatar: Fogo e Cinzas
Avatar: Fogo e Cinzas
Data de lançamento 18 de dezembro de 2025 | 3h 17min
Criador(es): James Cameron
Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
Usuários
4,1
Adorocinema
4,0
Ver sessões (731)

Abrir mão do seu avatar? De jeito nenhum!

Justamente porque muitos fãs de cinema esperam que Cameron não se limite a Avatar nos próximos anos, mas também faça outros filmes, surge naturalmente a questão de se ele poderia entregar a franquia de ficção científica a outra pessoa — sucesso financeiro ou não. Mas, também nesse ponto, o cineasta é muito claro: "De jeito nenhum", disse Cameron no podcast.

Mesmo que outra pessoa assuma a direção, ele sempre estará muito envolvido na produção: "Não acredito que jamais haverá um cenário em que outro filme de 'Avatar' seja feito sem meu envolvimento direto."

facebook Tweet
Links relacionados