Winona Ryder participou –e participa– de projetos icônicos, mas nem Drácula de Bram Stoker (1992) nem Stranger Things (2016 – 2026) são o que ela descreve como "o papel de uma vida inteira". A atriz nomeou sua personagem de A Época da Inocência (1993) dessa forma. Ryder deu vida a May Welland na obra-prima histórica de Martin Scorsese que, embora às vezes nos esqueçamos que faz parte da filmografia do cineasta, é um de seus melhores trabalhos.
Ryder acaba de revelar uma curiosidade sobre as filmagens do filme: Scorsese escreveu três palavras em um pedaço de papel, passou a nota para ela e conseguiu um dos melhores momentos do filme.
A Época da Inocência é a adaptação do romance homônimo de Edith Wharton. Ambientada na década de 1870, a história segue o advogado Newland Archer, que está prometido à jovem socialite May Welland. No entanto, quando ele conhece Ellen, prima de May, ele se apaixona por ela. Newland e Ellen não podem ficar juntos por causa das restrições da sociedade. Scorsese descreveu este projeto como um de seus filmes mais violentos.
"Beije-o duas vezes"
Columbia Pictures
Durante as filmagens de A Época da Inocência, Scorsese escrevia à mão algumas anotações que passava para Ryder. "Eu tenho todas essas notas", conta a atriz em Hot Ones. "Elas foram as melhores do mundo". Ao ser perguntada qual foi a melhor nota de todas, a atriz não hesitou: "Beije-o duas vezes". "Quando estamos em Paris e, basicamente, ela destruiu o plano dele", explica.
A atriz se refere a uma cena de A Época da Inocência em que Newland, interpretado por Daniel Day-Lewis, tenta ir visitar Ellen, que é interpretada por Michelle Pfeiffer. May descobre e, para evitar que ele o faça, ela anuncia que está grávida.
Columbia Pictures
"É uma nota perfeita porque eu o beijo para que ele termine com o plano. Suponho que digam que é para dar o ponto final, mas de verdade que mudou a dinâmica. 'Beije-o duas vezes'. Foi como: 'Não, isto vai ser desta forma. Eu te avisei. Você não entendeu. Então, de agora em diante, cale a boca".
A Época da Inocência conseguiu cinco indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Atriz Coadjuvante para Ryder. Só ganhou um prêmio: Melhor Figurino. "É um filme lindo. Um filme bonito", conclui Ryder.