Quando pensamos na Record TV, logo lembramos das novelas bíblicas que conquistaram o público. Há cerca de 10 anos, a emissora decidiu investir de vez nesse gênero e, após produzir algumas minisséries, lançou sua primeira novela baseada em uma história bíblica, que acabou se tornando o maior sucesso de audiência da década no canal. A boa notícia é que esse fenômeno está disponível na Netflix e, em breve, também chegará à HBO Max.
A trama em questão narra a saga de Moisés, desde seu nascimento até a travessia pelo deserto, mostrando o príncipe criado no Egito descobrindo sua verdadeira origem, enfrentando o faraó para libertar o povo hebreu, cruzando o Mar Vermelho e recebendo as Tábuas da Lei no Monte Sinai. Obviamente, estamos falando de Os Dez Mandamentos.
Um fenômeno impressionante
Adaptada por Vivian de Oliveira a partir de quatro livros da Bíblia – Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, a primeira temporada de Os Dez Mandamentos foi exibida entre março e novembro de 2015, alcançando média geral de 16,3 pontos de audiência na Grande São Paulo. Seus 176 capítulos chegaram à Netflix em dezembro do mesmo ano.
Record TV
No ano seguinte, a obra ganhou mais uma temporada, com 66 capítulos. Com tantos eventos para narrar e a vontade de fazer com que as produções da emissora voltassem à casa dos dois dígitos de audiência em São Paulo – algo que não acontecia desde 2011, após Vidas em Jogo –, a Record realmente investiu pesado em sua primeira novela bíblica.
Para se ter ideia, cada capítulo teve um orçamento de cerca de R$ 700 mil, segundo informações do UOL. Além disso, o folhetim contou com 28 cenários, 7 mil metros de cidade cenográfica e efeitos especiais desenvolvidos em parceria com profissionais de Hollywood.
Os esforços valeram a pena: a novela Os Dez Mandamentos desbancou diversas vezes o Jornal Nacional e a novela das nove da Globo na época, A Regra do Jogo. E o capítulo que exibiu a abertura do Mar Vermelho, na reta final, teve um investimento de R$ 1 milhão e alcançou nada menos que 31 pontos de pico no Ibope, um número realmente impressionante.
"Só sei que muita gente que não assistia à Record está assistindo. O retorno tem sido positivo. No começo teve um preconceito até por parte dos atores, mas depois todo mundo viu que era dramaturgia. Hoje, quem está fora quer fazer parte", disse a autora da novela em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo na época do lançamento.
Além de Guilherme Winter no papel de Moisés, Os Dez Mandamentos contou com um elenco estrelado, reunindo nomes como Sérgio Marone, Gisele Itiê, Camila Rodrigues, Denise Del Vecchio, Angelina Muniz, Floriano Peixoto, Dudu Azevedo, Leonardo Vieira, Petrônio Gontijo, Larissa Maciel, Zé Carlos Machado e Roger Gobeth.
Após o sucesso estrondoso, que rendeu até um filme, a Record seguiu apostando no gênero e produziu outras novelas bíblicas, como O Rico e Lázaro (2017), Jezabel (2019), Gênesis (2021) e Reis (2022), provando que o formato realmente caiu nas graças do público.
As duas temporadas de Os Dez Mandamentos estão disponíveis na Netflix e, a partir do dia 22 de dezembro, a novela também entra no catálogo da HBO Max.