"Tinha todos os sinais de que seria um desastre": Matt Damon tinha certeza de que esse sucesso de bilheteria arruinaria sua carreira
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Ele era jovem, talentoso – e, de repente, sem perspectivas. Matt Damon relembra um projeto que parecia um fracasso iminente antes de catapultá-lo a novos patamares.

Antes de Matt Damon se tornar um dos maiores astros de Hollywood, ele era considerado um ator talentoso e promissor que já havia chamado a atenção, mas ainda não era uma superestrela. Depois de Gênio Indomável, em que co-escreveu o roteiro com seu amigo Ben Affleck e ganhou um Oscar em 1998, a indústria estava a seus pés. No entanto, quase ninguém sabe o quão perto sua carreira chegou de uma virada perigosa logo em seguida. A Identidade Bourne acabou sendo um risco enorme para Damon, que estava convencido de que o filme poderia fechar permanentemente as portas do cinema mainstream para ele.

No início dos anos 2000, Matt assumiu o papel de Jason Bourne em circunstâncias aparentemente auspiciosas, já tendo se consolidado em Hollywood com filmes como O Resgate do Soldado Ryan e O Talentoso Ripley. No entanto, a adaptação cinematográfica do romance de Robert Ludlum, dirigida por Doug Liman (conhecido por seus métodos de trabalho pouco convencionais, cronogramas de filmagem flexíveis e o uso de refilmagens), representou um desafio. As dificuldades nos estágios iniciais da produção não foram atribuíveis apenas ao estilo de trabalho do diretor.

Universal Pictures

Diversos rascunhos do roteiro foram rejeitados um após o outro, o produtor Richard N. Gladstein abandonou o filme e a Universal foi perdendo a paciência. As filmagens se transformaram em um canteiro de obras interminável: cenas eram reescritas, reorganizadas no dia seguinte e sequências inteiras eram filmadas várias vezes. No fim, o filme custou mais de 8 milhões de dólares além do planejado, passou meses sendo refeito e seu lançamento nos cinemas foi adiado.

Após um longo período de ansiedade, finalmente o sucesso merecido

O próprio Damon relembrou posteriormente a atmosfera opressiva no set em uma entrevista ao Total Film. Ele disse: "A Identidade Bourne tinha todos os sinais de que seria um desastre porque filmamos muitas cenas e o lançamento foi adiado em cerca de um ano." Ele também explicou como o potencial fracasso do filme poderia ter afetado sua carreira: "O telefone simplesmente parou de tocar. E dava para sentir isso. Em Hollywood, eu estava frio em todos os sentidos da palavra – gélido."

A atmosfera tensa no set também se devia às expectativas predominantes no gênero de espionagem na época. No final da década de 1990, os filmes de James Bond ainda dominavam o mercado. Um agente secreto psicologicamente fragilizado não se encaixava no padrão usual. Mas, em retrospecto, isso se tornou o maior trunfo do filme. Apesar de todos os contratempos, a equipe finalmente terminou o filme e, quase sem querer, criou um clássico moderno do gênero de ação.

A Identidade Bourne
A Identidade Bourne
Data de lançamento 11 de outubro de 2002 | 1h 58min
Criador(es): Doug Liman
Com Matt Damon, Franka Potente, Chris Cooper
Usuários
4,3
Assistir em streaming

A Identidade Bourne logo estabeleceu novos padrões nos gêneros de espionagem e ação: coreografia de luta realista, cinematografia crua e um personagem central crível que se diferenciava radicalmente do típico herói espião. Bourne tornou-se uma das franquias de ação mais influentes dos anos 2000 (Damon interpretou o agente em mais três filmes desde então) e um sucesso tanto de bilheteria quanto de crítica.

facebook Tweet
Links relacionados