"A coisa mais louca que já ouvi": Há 90 anos, um dos maiores diretores de todos os tempos estava planejando um filme do Titanic
Compartilhe esta matéria

Décadas antes do sucesso estrondoso de James Cameron, um diretor lendário planejou um filme sobre o naufrágio do Titanic – com ideias que hoje parecem quase inacreditáveis.

Antes de James Cameron criar um evento cinematográfico mundial com Titanic, ninguém menos que o próprio Alfred Hitchcock desejava filmar a trágica história do desastre marítimo mais famoso do mundo. De fato, o cineasta já havia planejado fazer seu próprio filme sobre o Titanic no final da década de 1930 – como seu primeiro grande projeto em Hollywood. Mas o que começou tão promissor acabou se tornando um dos projetos cinematográficos mais curiosos – e jamais realizados – da história do cinema.

Hitchcock queria conquistar Hollywood com seu Titanic

Hitchcock estava em uma encruzilhada na carreira: ele havia se consagrado na Grã-Bretanha com filmes como Os 39 Degraus e estava prestes a ir para os Estados Unidos. Em uma entrevista na época, ele explicou: "Vou para os Estados Unidos para fazer um ou dois filmes. Espero que o primeiro seja baseado no desastre do Titanic." Um plano ambicioso – mas o cineasta provavelmente não fazia ideia de quantos obstáculos o aguardavam.

Concorde Filmverleih GmbH

Hollywood descobriu cedo o fascínio do desastre. Poucas semanas após o naufrágio em 1912, foi lançado Saved From The Titanic, um curta-metragem mudo com uma sobrevivente real, Dorothy Gibson. Nas décadas seguintes vieram Atlantic e Titanic (1943), uma versão de propaganda alemã que culpava os britânicos pela catástrofe e inventava um herói alemão. Hitchcock queria se diferenciar claramente desses filmes – com uma história repleta de suspense e carga psicológica sobre medo, culpa e sobrevivência.

Assim seria o Titanic de Hitchcock

Para desenvolver o enredo, ele contratou o escritor J.B. Priestley, que escreveu um resumo da história com cerca de 20 páginas. No entanto, quando chegou a hora da produção propriamente dita, ficou evidente que o projeto era praticamente inviável. O produtor David O. Selznick, com quem Hitchcock faria mais tarde Rebecca, A Mulher Inesquecível, sugeriu converter um navio desativado e afundá-lo na costa de Santa Monica (via FarOutMagazine). Hitchcock achou isso completamente absurdo e mais tarde recordou: "Essa foi a coisa mais louca que eu já ouvi."

Além dos problemas logísticos, surgiram também preocupações políticas. As autoridades britânicas alertaram que um filme sobre o desastre poderia prejudicar a reputação da Marinha britânica – e os processos judiciais pendentes poderiam acarretar consequências legais delicadas. Hitchcock acabou por decidir abandonar o projeto e, em vez disso, gravar Rebecca, que lhe trouxe o sucesso em Hollywood em 1940. É quase impossível imaginar como Hitchcock teria concebido a monumental tragédia marítima – mas é precisamente isso que torna esta visão nunca realizada tão fascinante.

Titanic
Titanic
Data de lançamento 16 de janeiro de 1998 | 3h 14min
Criador(es): James Cameron
Com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane
Imprensa
4,1
Usuários
4,6
Adorocinema
4,5
Assista agora no Disney +

Enquanto o projeto Titanic de Hitchcock afundou, a versão de James Cameron zarpou décadas depois – e se tornou o filme de maior sucesso de sua época.

Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.
Links relacionados