Dez anos após sua morte, Christopher Lee permanece indissociavelmente ligado a O Senhor dos Anéis – e parece que ele escolheu reviver a saga até o fim. De acordo com o documentário The Life and Deaths of Christopher Lee (A Vida e as Mortes de Christopher Lee), o ator passou a última noite de sua vida reassistindo à trilogia de Peter Jackson. Conhecido por interpretar o mago Saruman, Lee era um fã devoto do universo de J.R.R. Tolkien.
Ele chegou a fazer um teste para o papel de Gandalf (que acabou ficando com Ian McKellen) e, em sua juventude, teve a oportunidade de conhecer o próprio autor. Leitor assíduo dos livros, ele relia a saga que o havia impactado tão profundamente todos os anos.
"Ele adorava aquele filme”
E no hospital, um dia antes de sua morte, em 7 de junho de 2015, aos 93 anos, Christopher Lee decidiu reviver sua paixão pela última vez.
New Line
“Naquela noite, ele disse: ‘O Senhor dos Anéis está passando na TV, então vamos assistir com as enfermeiras, e eu explico como o filme foi feito’, porque ele adorava aquele filme”, relatou Juan Aneiros, seu genro, no documentário. O ator, que construiu uma carreira lendária ao longo dos anos, compartilhou sua paixão até seus últimos momentos.
Aquela noite marcou uma última homenagem pessoal a uma obra que ele tanto prezava. Christopher Lee faleceu após oferecer à equipe médica presente um último comentário sobre o filme, certamente incluindo anedotas inesquecíveis, concluindo assim sua vida com a saga que tanto amava.
A saga O Senhor dos Anéis está disponível na HBO Max.