Poucos filmes são universalmente aclamados, mas Batman: O Cavaleiro das Trevas definitivamente pertence a essa lista. O filme de super-heróis de Christopher Nolan é uma sequência direta de Batman Begins, e coloca o Cavaleiro das Trevas de Christian Bale contra seu inimigo mais famoso, o Coringa.
Uma escolha fora do óbvio
O palhaço do crime é interpretado aqui por Heath Ledger – uma escolha que parece óbvia hoje, mas atraiu duras críticas antes do lançamento do filme. Muitos fãs consideraram o ator australiano jovem demais para tal papel (27 anos na época), especialmente porque o intérprete anterior, Jack Nicholson, havia entregado uma atuação memorável em Batman, de Tim Burton.
Vale ressaltar também que Ledger não era a primeira escolha de Nolan para o Coringa. Ou melhor, o cineasta tinha planos de lhe dar outro papel em sua trilogia: o do próprio Batman. Mas o ator recusou a oferta porque não queria se comprometer com uma franquia de super-heróis.
Warner Bros.
Felizmente, Heath concordou em interpretar o Coringa com a condição de que lhe fosse permitido trazer sua própria interpretação única do personagem. Nolan não se arrependeu dessa concessão, pois sua versão do personagem superou todas as expectativas. Tão repulsivo quanto aterrorizante, este Coringa surge como um avatar da pura maldade.
Uma performance lendária, reconhecida postumamente
Para se preparar melhor para o papel, Ledger se trancou em um quarto de hotel por várias semanas antes das filmagens. Alega-se também que ele permaneceu no personagem entre as tomadas, um método de atuação extremo que impactou severamente sua saúde mental, já debilitada por problemas pessoais.
A atuação se tornou lendária após a trágica morte de Heath Ledger em uma overdose de medicamentos prescritos, antes do lançamento do filme. Poucos meses depois, Hollywood inteira se uniu em uma homenagem efusiva quando o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante foi recebido em seu nome por sua família.
Batman: O Cavaleiro das Trevas está disponível na HBO Max e no Prime Video.