Há 35 anos, Kevin Costner pagou 3 milhões de dólares do próprio bolso para fazer um dos melhores faroestes da história
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Zombaram dele, mas Costner acabou rindo por último.

Kevin Costner se tornou uma estrela do cinema no final dos anos 80, algo que ele mesmo aproveitou para dar o salto por trás das câmeras com um filme que acabou se tornando um sucesso extraordinário. No entanto, a coisa foi muito diferente antes do seu lançamento e ele mesmo pagou 3 milhões de dólares do próprio bolso para poder terminar Dança com Lobos.

O certo é que a produção deste aclamado faroeste foi um tanto problemática, o que levou a imprensa a rotulá-la como Kevin's Gate em referência a O Portal do Paraíso, o filme de faroeste que levou a United Artists à falência. Zombaram dele, mas depois foi Costner quem acabou rindo por último.

Dança com Lobos
Dança com Lobos
Data de lançamento 29 de novembro de 1990 | 3h 54min
Criador(es): Kevin Costner, Kevin Reynolds
Com Kevin Costner, Mary McDonnell, Rodney A. Grant
Usuários
4,5

Quem ri por último ri melhor

Um dos principais problemas que Dança com Lobos tinha que enfrentar é que o western passava naquela época por um momento péssimo, por isso já foi visto como algo excêntrico que a estreia de Costner como diretor fosse um filme de faroeste. No entanto, ele tinha plena confiança nele e o tempo acabou lhe dando razão.

O custo inicial de Dança com Lobos foi de 15 milhões de dólares, mas a produção se complicou tanto que acabou subindo até 22 milhões. O próprio Costner se viu praticamente obrigado a pagar 3 milhões - basicamente reinvestiu no filme o salário que havia recebido - para poder terminar o filme ao seu gosto, pois convém lembrar que ele tinha direito a escolher a montagem final do mesmo.

Dança com Lobos estreou de forma limitada nos Estados Unidos em 9 de novembro de 1990, mas duas semanas depois ampliou consideravelmente o número de salas e isso se traduziu em um sucesso instantâneo. Somente durante o fim de semana de 23 a 25 de novembro arrecadou 9,49 milhões em seu país de origem.

Tig Productions

Quando terminou sua trajetória comercial em todo o mundo, Dança com Lobos havia arrecadado 424,2 milhões de dólares, tornando-se assim o western de maior bilheteria de todos os tempos. Uma honra que manteve durante 22 anos.

Por sua vez, Kevin Costner se tornou praticamente o rei do mundo, já que Dança com Lobos conquistou 7 Oscars, incluindo tanto o de melhor diretor para ele mesmo quanto o de melhor filme. O prestígio é indiscutível, mas é que além disso também ganhou muitíssimo dinheiro.

O acordo de Costner para fazer Dança com Lobos incluía que parte dos lucros que o filme gerasse seriam para ele. Com certeza na Orion Pictures pensaram que seria uma quantia não muito grande, mas o certo é que a estrela acabou ganhando a bagatela de 50 milhões de dólares por sua estreia como diretor.

facebook Tweet
Links relacionados