Vamos viajar no tempo até 1999. O fim de uma década que viu o nascimento de sucessos atemporais como Titanic (1997), O Rei Leão (1994) e a saga Jurassic Park (1993). Naquela época, Keanu Reeves era um dos rostos mais reconhecíveis de Hollywood.
Ele havia aparecido em Velocidade Máxima (1994), Caçadores de Emoção (1991) e estava prestes a lançar o que viria a ser uma fenômeno gigantesco chamado Matrix, mas Reeves tinha um sonho: estrelar O Senhor dos Anéis!
Em uma entrevista à extinta revista australiana Rip It Up, há quase 25 anos, Keanu Reeves revelou seu desejo de se juntar a Peter Jackson na lendária trilogia baseada nos livros de J.R.R. Tolkien. Como ele mesmo confessou, usou todos os seus truques para convencer o diretor a escalá-lo para o papel de um certo guerreiro que se tornaria rei de Arnor e Gondor: Aragorn.
"Estou fazendo um teste para interpretar Aragorn. Adoraria trabalhar com Jackson, mas não sei se ele estará lá. Espero que sim", declarou o ator antes de garantir que sua equipe estava praticamente 100% comprometida com o projeto.
Tenho pessoas me ligando agora. Espero que [Jackson] ache que sou a pessoa certa para o papel. Sou o homem que eles procuram. Aqui estou.
Apesar de seus esforços, foi Viggo Mortensen quem conseguiu o papel. Não deve ter sido fácil para Reeves engolir. Apesar de sua carreira abranger diversas franquias de sucesso — não apenas Matrix, mas também John Wick —, ele teve que assistir ao público e à crítica elogiarem a franquia. A saga recebeu 30 indicações ao Oscar e 17 vitórias.
Nas bilheterias, arrecadou 4 bilhões de dólares em todo o mundo. E, para finalizar, os atores geralmente recebem uma porcentagem dos lucros, então podemos imaginar que ele perdeu uma fatia significativa do bolo.
Ele perdeu uma fortuna, mas há casos que doem mais
New Line Cinema
Apesar dessa perda dolorosa, pelo menos Keanu Reeves sabe que tentou de tudo para fazer parte da franquia. No entanto, sua colega, Uma Thurman, recusou o papel e se arrepende profundamente. Ela havia sido escolhida para interpretar Éowyn, personagem que acabou nas mãos de Miranda Otto, mas recusou por motivos pessoais.
"Faz muito tempo, e considero uma das piores decisões que já tomei", disse Thurman no The Late Show com Stephen Colbert em 2017 sobre dizer não a Jackson. "Mas eu tinha acabado de ter meu primeiro filho e, sei lá, eu estava meio confinada... É definitivamente um arrependimento."