Christopher Nolan é um dos poucos diretores cujo nome por si só já basta para despertar o interesse do público por seus filmes. Por exemplo, Oppenheimer, lançado em 2023, foi um dos filmes mais aguardados dos últimos anos. E a espera valeu a pena: demos ao filme épico sobre o inventor da bomba atômica 4,5 de 5 estrelas em nossa crítica do AdoroCinema.
Isso confirma mais uma vez: sejam cinebiografias como Oppenheimer, histórias em quadrinhos de ação como Batman - O Cavaleiro das Trevas ou dramas de guerra como Dunkirk, os filmes de Nolan sempre valem a pena conferir. Este último é, de fato, imperdível! E se você não o conhece, pode assisti-lo na HBO Max.
Dunkirk recebeu 4,1 de 5 estrelas pela comunidade do AdoroCinema. Não só a história em torno do cerco nazista a Dunquerque, na França, é envolvente, como a interpretação de Nolan dessa história da Segunda Guerra Mundial é simplesmente incrível e envolvente!
Três perspectivas diferentes em Dunkirk
Em Dunkirk, na Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial.
A história acompanha três momentos distintos: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier (Tom Hardy) precisa destruir um avião inimigo, um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson (Mark Rylance) leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país, e uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) busca escapar a qualquer preço.
Prime Video
Trilha sonora de Hans Zimmer
Ainda mais impressionante, porém, é como Nolan, com a ajuda das tomadas de seu diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema, da trilha sonora de Hans Zimmer e da magnífica edição de Lee Smith, compõe as imagens e os sons de Dunkirk de tal forma que uma crescente sensação de urgência emerge a cada minuto que passa.
Você é sugado para dentro dos acontecimentos e sente o tempo se esvaindo, o tempo que resta para os soldados na praia, talvez ainda escaparem de seu destino mortal. Não é de se admirar que o tique-taque do relógio desempenhe um papel importante na trilha sonora de Zimmer.