Segundo Quentin Tarantino, este filme de ação lançado há 43 anos tem "um dos melhores finais já feitos"
Iris Dias
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

Apaixonado por cinema, Tarantino costuma se empolgar ao falar sobre alguns de seus filmes favoritos.

Embora seja um diretor aclamado e adorado, Quentin Tarantino também é admirado por seu profundo conhecimento sobre cinema. Ele é notavelmente conhecido por ser um grande fã das obras da Shaw Brothers, uma empresa de Hong Kong especializada em produção e distribuição de filmes.

É claro que o nativo de Knoxville gosta particularmente dos filmes de ação produzidos pela empresa nos anos 80. Convidado do podcast Pure Cinema (transmitido pelo ScreenRant), Tarantino fez um caloroso elogio a Five Element Ninjas, uma joia do estúdio Shaw Brothers dirigida por Chang Cheh em 1982.

Um filme de ação épico

A história apresenta uma prestigiosa escola de artes marciais, brutalmente aniquilada pelos temíveis Ninjas dos Cinco Elementos. Esses cinco clãs implacáveis ​​personificam os elementos Terra, Fogo, Ouro, Água e Madeira. Apenas um aluno sobrevive ao massacre.

Determinado a vingar seus companheiros, ele busca refúgio com um recluso mestre de artes marciais, o único capaz de ajudá-lo a desvendar as técnicas mortais desses ninjas elementais. Ao lado de três discípulos treinados para a batalha, ele embarca em uma jornada sangrenta para restaurar a honra de sua escola, munido de armas formidáveis ​​e inventivas, incluindo impressionantes machados multifuncionais.

Shaw Brothers

Tarantino é um grande fã deste filme, especialmente do seu final espetacular, com a máxima violência. No final, o herói Tien-hao retorna para enfrentar os terríveis Ninjas dos Cinco Elementos, cada um representando um elemento natural.

O grupo utiliza técnicas específicas aprendidas durante o treinamento para combater cada estilo elemental em uma série de duelos brutais e virtuosos. Cada luta é coreografada com uma engenhosidade visual marcante, típica do cinema exploitation de Hong Kong da época.

Um final violento e marcante

O grande vilão Mu-Dou é derrotado de forma particularmente sangrenta, dilacerado em dois por Tien-hao e três de seus companheiros. É essa sequência que marcou Tarantino. Referindo-se especificamente à morte de Mu-Dou, Quentin Tarantino a chamou de um dos "melhores finais já feitos", não apenas em um filme dos irmãos Shaw, mas "na história do cinema, ponto final".

De acordo com o ScreenRant, o comentário de Tarantino sobre o final do filme pode parecer exagerado, mas é totalmente justificado quando se analisa a história como um todo. Five Element Ninjas é um filme de artes marciais onde ninguém está a salvo.

Personagens, incluindo os heróis, morrem ao longo da história, o que aumenta significativamente os riscos da batalha final. Quando enfrentam Mu-Dou, é difícil dizer quem sobreviverá. Essa sensação de incerteza aumenta a intensidade da cena de luta soberbamente coreografada nos minutos finais.

Se você quiser tirar suas próprias conclusões, Five Element Ninjas está disponível na plataforma MUBI. Não deixe de conferir!

facebook Tweet
Links relacionados