Assinar um contrato com a Marvel Studios era, praticamente, um seguro de vida há anos, mas após 2020 já não é sinônimo de sucesso. Kumail Nanjiani pode dar bom testemunho disso. O ator se uniu à franquia para interpretar Kingo. Estreou em Eternos (2021), mas o filme foi um fracasso de crítica e comercial, e isso teve consequências em seu futuro no Universo Cinematográfico da Marvel.
Dirigido por Chloé Zhao, o longa segue os Eternos, uma raça de super-humanos criados pelos Celestiais para proteger a Terra dos Deviantes. Além de Nanjiani, o filme contou em seu elenco com estrelas do calibre de Angelina Jolie e Salma Hayek. Richard Madden, Gemma Chan, Barry Keoghan e Kit Harington também fizeram parte do elenco. O filme custou 236,2 milhões de dólares e arrecadou 402 milhões de dólares em nível mundial. Tem uma nota de reprovação no RT com 47% de aprovação da crítica.
O fracasso do filme mandou Nanjiani para a terapia. "Estreou, teve críticas muito ruins e não funcionou. Me destruiu", contou o ator no podcast Working It Out. "Foi quando pensei: 'Oh. Preciso ir à terapia para resolver isso'".
O intérprete assinou por seis filmes e pensou que estaria trabalhando durante uma década para o MCU, mas nada disso aconteceu e, até agora, só apareceu em um filme da franquia.
"Pensei: 'Este vai ser meu trabalho pelos próximos dez anos'. Assinei para seis filmes. Assinei para um videogame. Assinei para uma atração de um parque temático. Eles te obrigam a assinar para tudo isso. Você pensa: 'Estes são os próximos dez anos da minha vida. Bem, farei filmes da Marvel todos os anos e, enquanto isso, farei minhas próprias coisinhas. O que me apetecer'", reconhece. "Para mim, o que realmente me impactou foi perceber que grande parte da minha autoestima dependia da reação dos outros ao meu trabalho".
Apesar do mau resultado do filme, Nanjiani reconhece que está contente com a experiência e o resultado. "Havia gente demais em Eternos, segundo as críticas. Adorei o filme. Estou muito orgulhoso dele", assinala.
Gemma Chan: "Continuo mantendo a fé"
Marvel Studios
Após a estreia de Eternos, falou-se de uma possível sequência, mas não foi confirmada de forma oficial. E isso que seu desfecho deixava a porta aberta para uma continuação e introduziu Harry Styles como Starfox. O filme também introduziu Dane Whitman/Cavaleiro Negro, interpretado por Harington.
Uma das cenas pós-créditos adiantou a transformação do personagem no super-herói dos quadrinhos da Marvel. Inclusive a voz que se ouve nessa cena é a de Mahershala Ali, que se uniu à franquia para dar vida a Eric Cross Brooks/Blade em Blade. O filme sobre o caçador de vampiros é um dos mais amaldiçoados do estúdio. Embora tenha tido data de estreia e contratado atores, atrizes, diretores e roteiristas, ficou paralisado indefinidamente.
Em março deste ano, Chan, que interpretou Sersi em Eternos, afirmou que não perdia a esperança de voltar. "Continuo mantendo a fé. Sinto que existem assuntos pendentes e mais história para contar, mas veremos", assinalou.
No momento, a Marvel Studios está centrada em seu novo grande evento: Vingadores: Doomsday e sua sequência Vingadores: Guerras Secretas. Dirigidos pelos irmãos Joe e Anthony Russo, o primeiro filme, com o retorno de Robert Downey Jr. no papel de Doutor Destino, estreia em 2026. Guerras Secretas estreia em 2027 e o filme se encarregará de reiniciar o MCU.