O que Se Meu Apartamento Falasse, Amor, Sublime Amor, Lawrence da Arábia e Minha Bela Dama têm em comum? Todos eles foram lançados na década de 1960 e ganharam o Oscar de Melhor Filme – e todos são considerados grandes clássicos da história do cinema.
Entre todos esses marcos, no entanto, houve um filme que também emergiu como um grande vencedor do Oscar – mas que, cerca de 60 anos depois, raramente é comentado. Estamos falando de As Aventuras de Tom Jones, que em 1964 superou Terra de um Sonho Distante, de Elia Kazan, o drama com Sidney Poitier, Uma Voz nas Sombras, o épico A Conquista do Oeste, dirigido por vários grandes diretores de faroeste (incluindo John Ford), e o monumental Cleópatra.
No streaming: O faroeste épico com o elenco mais impressionante que fez história no cinemaAlém do prêmio de Melhor Filme, houve outras três estatuetas de ouro: Melhor Diretor para Tony Richardson, Melhor Trilha Sonora composta por John Addison e Melhor Roteiro Adaptado (escrito pelo dramaturgo britânico John Osborne) em um total de dez indicações. Mas que tipo de longa é Tom Jones, afinal?
Este é As Aventuras de Tom Jones
Essa comédia de aventura histórica é uma adaptação cinematográfica do romance picaresco "Tom Jones", de Henry Fielding.
Woodfall film Productions
Albert Finney (Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento) assumiu o papel-título do aventureiro brincalhão que, com seu jeito charmoso, porém muitas vezes ingênuo, percorre a Inglaterra do século XVIII – envolvendo-se em todo tipo de aventuras e relacionamentos amorosos. Mas, em meio a todos os casos e brigas, uma questão em particular o assombra: a de suas verdadeiras origens.
Um sucesso de bilheteria e vencedor do Oscar – e ainda assim quase esquecido!
Em 1963, As Aventuras de Tom Jones foi um enorme sucesso: com uma arrecadação de 37,6 milhões de dólares (e um orçamento de apenas um milhão), ficou em quarto lugar entre os filmes de maior bilheteria do ano, atrás de Cleópatra, A Conquista do Oeste e Deu a Louca no Mundo. A crítica também respondeu positivamente à mistura de pastelão, aventura e comédia romântica, à qual Richardson (Vida de Solteiro) deu um toque moderno por meio de ideias de direção lúdicas e experimentais.
No entanto, cerca de seis décadas depois, o filme parece ter caído no esquecimento, ao contrário de muitos de seus contemporâneos. Infelizmente, As Aventuras de Tom Jones não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil.