Esta aventura histórica ganhou o Oscar mais importante – mas foi completamente esquecida!
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Há 62 anos, essa comédia de aventura histórica ganhou quatro Oscars. No entanto, hoje em dia, seu sucesso de bilheteria raramente é discutido.

O que Se Meu Apartamento Falasse, Amor, Sublime Amor, Lawrence da Arábia e Minha Bela Dama têm em comum? Todos eles foram lançados na década de 1960 e ganharam o Oscar de Melhor Filme – e todos são considerados grandes clássicos da história do cinema.

Entre todos esses marcos, no entanto, houve um filme que também emergiu como um grande vencedor do Oscar – mas que, cerca de 60 anos depois, raramente é comentado. Estamos falando de As Aventuras de Tom Jones, que em 1964 superou Terra de um Sonho Distante, de Elia Kazan, o drama com Sidney Poitier, Uma Voz nas Sombras, o épico A Conquista do Oeste, dirigido por vários grandes diretores de faroeste (incluindo John Ford), e o monumental Cleópatra.

No streaming: O faroeste épico com o elenco mais impressionante que fez história no cinema

Além do prêmio de Melhor Filme, houve outras três estatuetas de ouro: Melhor Diretor para Tony Richardson, Melhor Trilha Sonora composta por John Addison e Melhor Roteiro Adaptado (escrito pelo dramaturgo britânico John Osborne) em um total de dez indicações. Mas que tipo de longa é Tom Jones, afinal?

Este é As Aventuras de Tom Jones

Essa comédia de aventura histórica é uma adaptação cinematográfica do romance picaresco "Tom Jones", de Henry Fielding.

Woodfall film Productions

Albert Finney (Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento) assumiu o papel-título do aventureiro brincalhão que, com seu jeito charmoso, porém muitas vezes ingênuo, percorre a Inglaterra do século XVIII – envolvendo-se em todo tipo de aventuras e relacionamentos amorosos. Mas, em meio a todos os casos e brigas, uma questão em particular o assombra: a de suas verdadeiras origens.

Um sucesso de bilheteria e vencedor do Oscar – e ainda assim quase esquecido!

Em 1963, As Aventuras de Tom Jones foi um enorme sucesso: com uma arrecadação de 37,6 milhões de dólares (e um orçamento de apenas um milhão), ficou em quarto lugar entre os filmes de maior bilheteria do ano, atrás de Cleópatra, A Conquista do Oeste e Deu a Louca no Mundo. A crítica também respondeu positivamente à mistura de pastelão, aventura e comédia romântica, à qual Richardson (Vida de Solteiro) deu um toque moderno por meio de ideias de direção lúdicas e experimentais.

As Aventuras de Tom Jones
As Aventuras de Tom Jones
Data de lançamento 1963 | 2h 08min
Criador(es): Tony Richardson
Com Albert Finney, Susannah York, Hugh Griffith
Usuários
3,3

No entanto, cerca de seis décadas depois, o filme parece ter caído no esquecimento, ao contrário de muitos de seus contemporâneos. Infelizmente, As Aventuras de Tom Jones não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil.

facebook Tweet
Links relacionados