Embora a 3ª temporada de Round 6 permaneça invicta e continue sendo a série mais popular do catálogo da Netflix desde sua estreia na plataforma no final de junho passado, os principais filmes variam consideravelmente, com sucessos recentes como The Old Guard 2 e Guerreiras do K-Pop no topo da lista, coincidindo com seus respectivos lançamentos, mas não por muito tempo.
Neste cenário, como era de se esperar, um novo filme lidera o Top 10 depois de seu lançamento, o drama Perdido na Montanha. Porém, há nesse pódio um longa-metragem de origem alemã que estreou em uma sexta-feira e obteve o seu primeiro lugar depois de um dia da sua estreia.
O filme se chama Brick e é um thriller de mistério no qual os moradores de um prédio acordam cercados por uma estranha e perturbadora parede de tijolos, que os impede de sair.
Do criador de Tribos da Europa, Philip Koch, o filme alemão é estrelado, entre outros, por Matthias Schweighöfer, ator bastante popular nos Estados Unidos, que já vimos fazendo parte do filme da Netflix Agente Stone, Oppenheimer, Army of the Dead: Invasão em Las Vegas e o spin-off deste último Exército de Ladrões: Invasão Europa, que ele mesmo dirigiu.
No longa, acompanhamos a saga de um casal, Tim (Schweighöfer) e Olivia (Ruby O. Fee), que acorda um dia preso no apartamento onde moram atrás de um muro preto impenetrável. De forma misteriosa e inexplicável, eles descobrem que o prédio inteiro está cercado por essa muralha de tijolos futuristas e extremamente resistentes.
Sem saber como esse paredão foi parar ali da noite para o dia, eles precisarão contar com a ajuda de seus vizinhos para conseguir sair dessa armadilha com vida. Achar uma saída, porém, é apenas o começo dessa jornada desesperadora. Afinal, quem construiu o muro e por quê? O que está de fato acontecendo?
Sem qualquer ajuda externa, e com a tensão, o pânico e a sensação de claustrofobia crescendo entre os moradores, fica claro que o verdadeiro perigo pode não ser o que está do lado de fora, mas sim mais próximo deles do que imaginam.
Netflix
Apesar da premissa interessante do filme, Brick vem recebendo uma boa quantidade de críticas negativas. No momento da redação deste texto, o filme tem uma avaliação positiva de 41% dos críticos e 26% do público no agregador de críticas Rotten Tomatoes, o que é um claro fracasso.
"É frustrante assistir a um potencial conceitual tão alto, um design de produção decente e uma dupla de líderes de jogo serem vítimas de um mistério que se desvenda com uma obviedade esmagadora", escreve RoberEbert.com, enquanto, de acordo com o Collider, "conforme Brick entra em seu ato final, o muro parece menos um quebra-cabeça fascinante para resolver e mais um problema monótono para superar".