Os filmes da saga Avatar se distinguem por várias qualidades. Primeiro, há, é claro, o incrível poder visual – o brilhantismo técnico com que James Cameron captura mundos alienígenas na tela é atualmente incomparável em Hollywood. Segundo, há os poderosos componentes emocionais da história. Cameron adota uma abordagem nada sutil – e funciona perfeitamente.
Avatar: Fogo e Cinzas também será uma montanha-russa de emoções. Pelo menos, a julgar pela reação da esposa de Cameron, Suzy Amis Cameron, que assistir a uma versão inicial da aventura de ficção científica em 22 de dezembro de 2024 e ficou completamente emocionada. James Cameron revelou isso em uma entrevista à Empire:
"Minha esposa assistiu a tudo do começo ao fim – ela tinha ficado longe até então, e eu não tinha mostrado nenhum clipe ou parte dele enquanto trabalhávamos no filme." Como ela reagiu à exibição privada de Avatar 3? "Ela chorou por quatro horas."

Cameron havia mostrado o filme à esposa para que ela pudesse lhe dar um feedback, mas isso não foi possível naquela noite. "Ela tentou se recompor para me contar reações específicas, mas depois começou a chorar de novo."
Ele finalmente desistiu: "Eu disse a ela: 'Querida, preciso ir para a cama. Desculpe, conversaremos sobre isso outra hora'" O cineasta tem certeza, aliás, de que a reação de sua esposa pode certamente ser representativa do público posterior, porque é "um bom indicador" dessas coisas.
Avatar: Fogo e Cinzas, o terceiro dos cinco filmes planejados da franquia, chega aos cinemas brasileiros em 18 de dezembro de 2025.