Para ver no streaming: Um dos melhores thrillers de espionagem do século XXI
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Com um elenco de tirar o fôlego.

As histórias de espionagem foram um gênero especialmente forte em tempos de guerra fria, além de momentos onde se desenvolve uma sensação cínica diante do poder como foram os anos 70. Também tivemos franquias de sucesso como as de Bond ou Missão Impossível que ajudaram a dar variedade a esse tipo de histórias.

Mas uma das melhores deste século é, sem dúvida, a sóbria e calculada O Espião que Sabia Demais, protagonizada por Benedict Cumberbatch e Gary Oldman e dirigida pelo sueco Tomas Alfredson. Cercados por um elenco cheio de estrelas britânicas e por uma história de intrigas impressionante, o filme é impecável.

O Espião Que Sabia Demais
O Espião Que Sabia Demais
Data de lançamento 13 de janeiro de 2012 | 2h 02min
Criador(es): Tomas Alfredson
Com Gary Oldman, Mark Strong, John Hurt
Imprensa
4,1
Usuários
3,6
Adorocinema
4,5
Assista agora no Prime Video

George Smiley é um espião britânico que é forçado a se aposentar na década de 1970 depois que uma missão espacial na Hungria fracassa e desencadeia uma mudança na cúpula de comando dos serviços britânicos. Mas quando Smiley está prestes a se resignar à aposentadoria forçada, então, é encarregado de uma missão especial: encontrar a "toupeira" que se suspeita estar infiltrada entre os altos escalões do serviço secreto e apenas alguém de fora pode conseguir descobri-la.

Smiley contará com a ajuda de outros agentes aposentados para coletar informações e buscar cada peça que dê forma ao quebra-cabeça que o ajudará a encontrar o traidor. No entanto, durante a investigação, Smiley descobrirá inúmeras tramas, histórias de traição e ambição, um mundo cheio de mentiras.

Tomando como base o poderoso romance de suspense de John le Carré, que já deu para uma adaptação em forma de série para a televisão britânica, o projeto foi tomando forma durante anos, com vários roteiristas assumindo as rédeas e fazendo revisões na história. Finalmente apostou-se no sueco Alfredson, que vinha de ser aclamado por seu filme de terror Deixa Ela Entrar.

Studio Canal

O Espião que Sabia Demais: atmosfera de perigo

O mundo dos serviços de inteligência britânicos durante a década de 70 é muito diferente do universo de vampiros infantis que foram vistos em seu filme revelação, mas Alfredson entende o trabalho de maneira maravilhosa. A atmosfera que ele cria mantém certa confusão no espectador, mas sempre o mantém curioso para saber o que está realmente acontecendo.

Fumaças e espelhos, máscaras bem postas para não revelar as intenções, uma série de manobras clandestinas que colocam vários agentes em perigo. O filme é um passeio apaixonante, embora gélido, pelo truculento mundo da espionagem que, além disso, termina com um final realmente extraordinário que o coroa definitivamente.

O Espião que Sabia Demais está disponível para streaming no Prime Video.

facebook Tweet
Links relacionados