Ainda tem que superar a barreira da rentabilidade, mas a versão em live-action do famoso filme da DreamWorks Como Treinar o Seu Dragão está sendo um autêntico sucesso de bilheteria. O filme de fantasia não só marcou a melhor estreia de toda a franquia em seu primeiro fim de semana nas bilheterias, como também, no segundo, voltou a ser o filme mais visto do fim de semana, à frente do também muito esperado Extermínio 3.
Após sua estreia em 12 de junho, Como Treinar o Seu Dragão precisou apenas de um fim de semana nas bilheterias para entrar no Top 10 de filmes com maior bilheteria de 2025 e continuou avançando posições. Da mesma forma, o filme também é uma das 10 melhores estreias de todos os tempos para um remake em live-action.
Novamente dirigido por Dean DeBlois, responsável pelos filmes animados, a principal missão de Como Treinar o Seu Dragão era precisamente essa: "Criar outra versão, mas não uma que substituísse o filme animado", como explicou o diretor. Uma versão que conservasse "os melhores aspectos do original adicionando melhorias boas, sutis e significativas".
Para isso, uma das peças fundamentais seria o elenco, com Mason Thames e Nico Parker sendo escolhidos para os personagens principais de Soluço e Astrid, que cumpriram plenamente a missão.
Completamente dedicado ao seu papel de Soluço, Mason Thames reconheceu que o filme da DreamWorks era muito especial em sua infância e interpretar o personagem foi um sonho. Por isso, o jovem ator de 17 anos não hesitou nem um segundo em enfrentar uma situação desagradável com o objetivo de mostrar a reação mais realista possível em uma cena reconhecível do filme.
Universal Pictures
A sequência em questão é uma das primeiras interações de Soluço com Banguela, o Fúria da Noite com quem acaba estabelecendo um vínculo inquebrantável, e uma das tantas recriadas pela nova versão para homenagear a original. Nesses primeiros momentos em que Soluço tenta ganhar a confiança do dragão oferecendo-lhe um peixe, Banguela regurgita uma parte para oferecê-la a ele, o que o jovem não tem outra escolha senão aceitar se quiser alcançar seu objetivo.
Uma cena divertida e carismática que na versão em live-action é absolutamente genuína, já que a reação de Mason Thames não poderia ser mais real.
Como contaria o ator em uma entrevista ao The New York Times, ele sente aversão por qualquer tipo de peixe, mas aceitou comê-lo com o objetivo de obter um resultado mais realista: "Que nojo! Uns três dias antes, me disseram: 'Ok, Mason, temos uma cabeça de peixe falsa e vamos recheá-la com frango, porque sabemos que você não gosta de peixe, ou com atum'. Frango me pareceu a opção correta, mas optei por atum porque pensei que causaria melhor reação, e assim foi".
Foi nojento. Quando dei a primeira mordida, quase vomitei"
"Demorei uns 20 segundos para engolir completamente. Dean [DeBlois] gritou 'corta!' e depois disse: 'Perfeito. Só preciso que você dê uma mordida maior'", explicou Thames.
Uma sequência com uma reação genuína e real que demonstraria sua absoluta entrega ao personagem.