"Não entendi uma palavra do que ele disse": Há 27 anos, Jackie Chan teve dificuldades para filmar este clássico da ação
Maria Santos
Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

O ator descobriu que entender seu colega de elenco era mais difícil do que fazer as cenas de ação.

Na década de 1990, Jackie Chan viajou para os Estados Unidos para gravar A Hora do Rush, filme cult estrelado por Chris Tucker. O astro das artes marciais revelou uma história hilária sobre os desafios que enfrentou durante as filmagens em Hollywood.

Entre 1998 e 2007, a trilogia conquistou fãs de ação e admiradores das acrobacias icônicas de Chan. Talvez não esteja entre os melhores filmes de ação de todos os tempos, mas esse clássico atemporal garantiu momentos inesquecíveis, graças à química entre o comediante Chris Tucker e o mestre das artes marciais.

Um de seus maiores sucessos… e também um pesadelo

New Line Cinema

A parceria com Tucker, conhecido por falar rápido como uma metralhadora, foi tão caótica quanto divertida. Durante uma participação no The Kelly Clarkson Show ao lado de colegas de Karatê Kid: Lendas, último filme que gravou, Jackie contou uma curiosidade surpreendente sobre as gravações do primeiro filme. Quando a apresentadora e cantora perguntou sobre seu aprendizado de inglês, o ator respondeu, com um sorriso malicioso:

"Durante o filme inteiro, não consegui entender uma palavra do que Chris Tucker dizia!"

Ele explicou que o colega adorava improvisar: "Em cada tomada, seu diálogo era diferente. Em toda cena, ele mudava as falas!" Jackie, que já enfrentava dificuldades com o idioma, precisava recorrer ao professor de dialeto: "O que ele falou? Está falando rápido demais!", pedia, desesperado.

Karate Kid: Onde ver os filmes e séries do Miyagiverso no streaming antes da estreia de Karatê Kid: Lendas?

A situação no set refletia o próprio enredo do filme. Na trama, o detetive americano Carter (Chris Tucker) recebe o detetive chinês Lee (Jackie Chan) em Los Angeles e acha que ele não compreende inglês. "Você entende as palavras que saem da minha boca?", berra Carter, deixando Lee sem resposta — uma cena que, ironicamente, espelhava a realidade.

Em sua autobiografia, Never Grow Up, Jackie admitiu que teve problemas para aprender o idioma e revelou um método incomum: a música country. "As canções são lentas, então me ajudaram a pegar o ritmo", brincou.

O retorno de Karatê Kid

Sony Pictures Studios

Aos 71 anos, o ícone do cinema de ação está de voltou aos cinemas em Karate Kid: Lendas. Desta vez, ele revive o papel do Sr. Han (que interpretou em Karatê Kid, de 2010, ao lado de Jaden Smith) e se une a Ralph Macchio, estrela da franquia original e de Cobra Kai, para treinar um novo talento: Li Fong (Ben Wang).

Após uma tragédia pessoal, o jovem prodígio do kung fu é separado da família em Pequim e obrigado a se mudar para Nova York com a mãe. Enquanto tenta superar o luto e se adaptar à nova escola, ele acaba se envolvendo em confusões — mesmo sem procurar briga.

Quando um amigo pede sua ajuda, Li aceita participar de um torneio de caratê, mas logo percebe que o talento natural não basta. Seu mentor, o Sr. Han, chama Daniel LaRusso (Macchio) como reforço, e juntos eles desenvolvem um estilo de luta que mistura kung fu e caratê. Será essa técnica que Li usará no confronto decisivo.

A Hora do Rush
A Hora do Rush
Data de lançamento 1998 | 1h 35min
Criador(es): Brett Ratner
Com Jackie Chan, Chris Tucker, Tom Wilkinson
Usuários
4,2
Assistir em streaming

A trilogia A Hora do Rush está disponível na Max para quem quiser revisitar a dupla mais engraçada (e confusa) do cinema de ação!

facebook Tweet
Links relacionados