Na última década, Kristen Stewart ficou conhecida mundialmente por protagonizar a franquia vampiresca de Crepúsculo, uma adaptação dos livros escritos por Stephenie Meyer. Além da saga, ela também participou de produções como Zatura, Quarto do Pânico, Love Lies Bleeding, dentre outros que marcaram sua carreira como atriz. Porém, este ano, Kristen deixará esta parte da vida de lado para assumir o papel de diretora da longa-metragem The Chronology of Water.
O filme é uma adaptação do livro homônimo que relata as memórias impactantes da escritora norte-americana, Lidia Yuknavitch. A obra abraça tópicos sensíveis tratados ao longo da trajetória de Lidia, como alcoolismo e traumas durante a infância. A autora será interpretada por Imogen Poots.

Apesar da notícia ter vindo à tona nesta semana, o desejo de Kristen Stewart declarou o seu desejo de dirigir um projeto em 2018 durante Festival de Cinema de Cannes. Após o evento, Kristen dirigiu o curta-metragem Come Swim, porém, nada na mesma proporção da atual produção.
Depois que a ideia de Kristen dirigindo o filme foi aprovado pela própria Lidia Yuknavitch, a atriz e agora diretora passou por um período escrevendo o roteiro e afirma em uma entrevista para a Venity Fair que conseguir o financiamento para começar a produção foi a parte mais complicada.
"Basicamente, eu levei o roteiro a um ponto em que outras pessoas pudessem entender remotamente e, basicamente, convenci algumas pessoas realmente queridas de que essa coisa tinha voz", diz Stewart. "Eu pensei: 'Legal, convencemos alguém a nos dar dinheiro? Agora vamos correr.'"
Ainda sem previsão de estreia e até mesmo um trailer oficial, o filme tem como parte da produção Corey C. Waters como diretor de fotografia e Olivia Neergaard-Holm como editora.