O ano de 2025 será importante para os fãs de ficção científica. Sobretudo, para os seguidores de uma mítica saga do gênero. Predador, a franquia que estreou no cinema há 38 anos com Arnold Schwarzenegger, lança, quase quatro décadas depois de sua estreia, dois filmes. Um deles é de animação e será visto no Disney+. O outro é live-action e chegará aos cinemas.
Vamos por partes. Em 6 de junho estreia na plataforma de streaming da casa do Mickey Mouse Predator: Killer of Killers. Trata-se de um filme antológico no qual cada um de seus capítulos se passa em uma época diferente. Por um lado, há uma viking que guia seu filho em uma sangrenta busca por vingança. Por outro, um ninja do Japão feudal enfrenta seu irmão samurai em uma batalha pela sucessão. Também há um piloto da Segunda Guerra Mundial com a missão de acabar com uma ameaça para os de seu lado. Todos eles são presas do maior assassino de todos: Predador.
Cinco meses depois, em 7 de novembro, estreará nos cinemas Predador: Terras Selvagens. O filme, protagonizado por Elle Fanning e Dimitrius Schuster-Koloamatangi, se passa no futuro. Um jovem Predador é rejeitado por seu clã e forma uma aliança inesperada com Thia. Juntos empreendem uma perigosa viagem em busca do adversário definitivo. A 20th Century Studios acabou de lançar o primeiro trailer do filme.
A saga Predador
Ambos os projetos são dirigidos por Dan Trachtenberg, que conseguiu ressuscitar a franquia com O Predador: A Caçada (2022). Este filme, lançado diretamente no Disney+, tornou-se o quinto da saga de ficção científica, que começou com O Predador (1987) e continuou com Predador 2 (1990), Predadores (2010) e O Predador (2018). Este último não funcionou bem entre a crítica, que o descreveu como uma "decepção". Também não agradou ao público, pois arrecadou apenas 160,5 milhões de dólares em todo o mundo.
O Predador: A Caçada, no entanto, recebeu ótimas opiniões da imprensa especializada e o público também gostou. No Metacritic tem uma nota da crítica de 71 e o público lhe dá um 6.2. Este ano, os fãs descobrirão se a saga voltou com força ou não.