Depois de suspender o desenvolvimento do remake de Enrolados, a Disney está com os ânimos mais otimistas com seu próximo lançamento em live-action: Lilo & Stitch. Sustentada por um elenco fresco e carismático, a história espirituosa das irmãs havaianas e seu excêntrico mascote azul parece estar despertando o interesse do público.
A trama é protagonizada pela atriz-mirim Maia Kaeloha, de 8 anos de idade, e por Chris Sanders, que reprisa a dublagem de Stitch na nova versão. Além da dupla titular, a família Pelekai é completada por Sydney Agudong, que interpreta Nani, a irmã mais velha e guardiã legal de Lilo.
Sydney Agudong tem 24 anos e é irmã da atriz Siena Agudong (Sidelined: The QB and Me). Ela é mais conhecida por ter participado da 4ª temporada da série On My Block, da Netflix, como a personagem Charlize, e também atuou em alguns curtas e telefilmes e já apareceu no seriado policial NCIS.
Por que a escalação de Sydney Agudong como Nani causou polêmica?

A contratação de Sydney Agudong foi anunciada pela Disney em 2023, mas foi só neste ano, com a divulgação dos primeiros teasers do filme, que o assunto repercutiu nas redes sociais. Isso porque foi levantado um debate sobre a identidade étnico-racial da atriz e se ela seria uma boa representação havaiana/polinésia.
Boatos de que Agudong não seria verdadeiramente nativa havaiana começaram a circular, incluindo que ela teria precisado fazer bronzeamento artificial para ficar com a pele mais escura. As acusações se mostraram falsas, já que Sydney nasceu e foi criada na ilha de Kaua'i, no Havaí, até se mudar para Los Angeles, em 2018.
Lilo & Stitch estreia nos cinemas brasileiros no dia 22 de maio.