Um dos filmes mais esperados de 2025 é Avatar: Fogo e Cinzas. O filme chega aos cinemas em dezembro e James Cameron mostrou algumas imagens do filme na CinemaCon, o importante evento para exibidores celebrado anualmente em Las Vegas. Nelas, os protagonistas, o casal formado por Jake Sully e Neytiri, encontram duas novas tribos. Através delas, Cameron continua explorando os quatro elementos.
Avatar 3 conta novamente com Zoe Saldaña no papel de Neytiri e com Sam Worthington no de Jake Sully. O filme introduz o chamado "Povo das Cinzas" ("Ash People"), um grupo de Na'vis que, como explicou Saldaña no evento, "abandonaram" a deusa Eywa. Por outro lado, estão os pacíficos "Comerciantes do Vento" ("Wind Traders").
No material mostrado na CinemaCon, Jake e Neytiri encontram a tribo do ar, que viaja pelos céus em, como relata a EW, "enormes barcos com velas de aspecto orgânico que são puxados por criaturas gigantes flutuantes semelhantes a tartarugas".
A tribo do fogo, por outro lado, usa adereços vermelhos, tem o rosto coberto de cinzas e ataca os protagonistas com uma chuva de flechas incendiárias. "Não podemos viver assim, querida. Não podemos viver com este ódio", diz Jake a Neytiri. Por fim, as imagens mostram a família protagonista em perigo.

"Uma montanha-russa de emoções"
Com Avatar: O Caminho da Água (2022), Cameron introduziu a tribo da água. O filme, lançado 16 anos depois do primeiro Avatar (2009), foi um sucesso de bilheteria. Arrecadou 2,3 bilhões de dólares e se tornou o terceiro filme de maior bilheteria da história, atrás de Avatar - 2,9 bilhões de dólares - e Vingadores: Ultimato - 2,8 biilhões de dólares.
Saldaña adiantou que Avatar 3 vai ser "uma montanha-russa de emoções". "A forma como termina O Caminho da Água foi inimaginavelmente dolorosa para a família Sully. Agora eles têm que tomar decisões mais fortes. Eles se mantêm unidos e encontram um terreno em comum ou seguem por caminhos separados? Deus sabe o que vai acontecer com os filhos já existentes".