Muito antes de David Corenswet se tornar o novo Superman, Will Smith deveria encarnar o papel do Homem de Aço. Mas mesmo sendo um dos atores mais bem-sucedidos do mundo, ele não acreditava que o público o aceitaria como um herói da DC — e não, não foi pela polêmica do tapa no Oscar 2022, o motivo é bem mais profundo!

Will Smith deveria ser o Superman: por que isso não aconteceu?
Em 2006, o mundo não estava preparado para isso, acreditava Will Smith, que estava no auge de sua carreira na época. Ele tinha o Guia do Mochileiro das Galáxias, À Procura da Felicidade estava nos cinemas e Hancock chegou dois anos depois — a trindade de Will Smith: comédia, drama e ação. Não havia ator mais completo naquela época, Smith era o rei de Hollywood.

A Warner Bros. queria contratar a estrela radiante para o primeiro filme do Superman desde a era de Christopher Reeve, Superman - O Retorno. Pelo menos Smith teve uma oferta, como ele explicou em uma entrevista de 2008 à MTV. A combinação teria sido explosiva: uma das figuras americanas mais antigas e famosas da cultura pop interpretada pelo maior astro do nosso tempo.
Hoje em dia, um elenco desse tipo parece incomum. Os últimos atores do Superman, Henry Cavill e David Corenswet, eram em grande parte desconhecidos antes de seus filmes. Mas Will Smith não recusou por esse motivo, mas porque temia que, como ator afro-americano, ele "sobrecarregaria" o público branco e sua imagem fixa de como um Superman deveria ser.
O roteiro chegou e eu pensei: 'Não tem como eu interpretar o Superman.' Porque eu já tinha Jim West [de As Loucas Aventuras de James West], e você não pode destruir os heróis dos brancos em Hollywood.
Como Will Smith lutou contra o racismo durante sua carreira
Will Smith tem uma boa percepção do seu público. Não aceitar a oferta do Superman foi uma decisão puramente pragmática e, portanto, ainda mais triste e frustrante, que devemos considerar no contexto de toda a sua carreira, durante a qual Smith foi frequentemente confrontado com racismo.
A escalação de Smith para Independence Day, por exemplo, estava em risco porque os chefes do estúdio não conseguiam imaginar um ator negro em um filme de sucesso mundial. Essas dúvidas certamente não deixaram Will Smith ileso.

O próprio filme de super-herói de Will Smith se tornou um sucesso maior que Superman - O Retonro, mas, nas últimas três décadas, ele quebrou (parcialmente) padrões de papéis e rotinas de seleção de elenco em Hollywood para futuras gerações de atores negros.
Em vez de Superman - O Retorno (com Brandon Routh), Will Smith filmou o sucesso de bilheteria de super-heróis Hancock, que foi baseado em um roteiro original e não tinha nenhuma expectativa associada a ele. Hancock foi lançado nos cinemas dois anos depois do longa de Bryan Singer e arrecadou quase 240 milhões de dólares a mais.
*Conteúdo Global AdoroCinema.