Alguns fãs de Stephen King que acompanham notícias sobre o autor de obras famosas como O Iluminado, IT e Cemitério Maldito devem se lembrar: King definitivamente acha o terror de "found footage", A Bruxa de Blair, bem assustador!
Ele nem conseguiu terminar de assistir, e isso quer dizer muita coisa. Mas para Stephen King, este ainda não é o filme de terror mais assustador de todos os tempos — ou pelo menos apenas até certo ponto.
Summit Entertainment
Alguns meses atrás, Stephen King falou à revista Variety sobre quais filmes realmente assustam o maior nome de histórias de terror. Para o que ele chamou de "o filme mais assustador de todos os tempos", King fez uma ressalva: o que é assustador também depende da idade do espectador!
Escolher o filme mais assustador não é uma decisão fácil
Para o Stephen King de 16 anos, Desafio do Além, de Robert Wise, foi o filme mais assustador. Agora, como adulto, sua escolha recai sobre outro filme, que ele compartilhou com a Variety como seu número 1 pessoal para seu artigo “Os 100 melhores filmes de terror de todos os tempos”.
O filme de terror mais assustador de todos os tempos eleito por King é A Noite dos Mortos-Vivos, a obra-prima de baixo orçamento de George A. Romero, que foi avaliado como 3,9 de 5 estrelas pelos leitores do AdoroCinema.
Pittsburgh Film Group
Ele explicou a sua escolha lembrando, em especial, do horror na cena em que Barbra (Judith O'Dea) tenta escapar de carro após o ataque zumbi no cemitério, enquanto um dos mortos-vivos tenta entrar no carro.
No final, ninguém sobrevive. Este filme pode ter perdido seu poder elementar ao longo dos anos — quase se tornou uma piada do tipo Midnight Madness, como Rocky Horror — mas ainda me lembro do horror impotente que senti quando o vi pela primeira vez.
A Noite dos Mortos-Vivos e Projeto Bruxa de Blair têm semelhanças
No final, Stephen King ainda nota uma semelhança com A Bruxa de Blair, o outro filme de terror que King simplesmente não quer largar: "E agora que penso nisso, há uma semelhança real com A Bruxa de Blair, ambos têm pouca ou nenhuma música, ambos apresentam atores desconhecidos [...], ambos têm efeitos especiais de baixa tecnologia. Eles não funcionam apesar dessas coisas, mas por causa delas.”
As próprias obras de Stephen King são, é claro, também bastante assustadoras e estão constantemente sendo transformadas em filmes que fazem jus a sua escrita. Portanto, ter um filme de terror eleito como o mais assustar pelo mestre do gênero, é um elogio e tanto!
*Conteúdo Global AdoroCinema.