Capitão América: O Primeiro Vingador: Quem interpreta a versão magra de Chris Evans no filme da Marvel?
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Capitão América: O Primeiro Vingador, lançado em 2011, foi um dos primeiros filmes a pertencerem a longa saga Marvel. Vamos nos debruçar sobre a incrível transformação física de Chris Evans.

Capitão América: O Primeiro Vingador, lançado em 2011, nos apresentou pela primeira vez Chris Evans no traje do super-herói portador de um escudo indestrutível.

Sendo uma história de origem do personagem, vemos Steve Rogers passar do estado de homem pequeno e magro para super-soldado com físico perfeito. Chris Evans realmente emagreceu e depois ganhou peso e músculo para as necessidades do papel?

Capitão América: O Primeiro Vingador
Capitão América: O Primeiro Vingador
Data de lançamento 21 de julho de 2011 | 2h 04min
Criador(es): Joe Johnston
Com Chris Evans, Hayley Atwell, Sebastian Stan
Usuários
4,3
Adorocinema
4,5
Assista agora no Disney +

Primeiramente, no início dos anos 2010, o ator era conhecido principalmente por ter interpretado outro super-herói no cinema, Johnny Storm, o Tocha Humana em Quarteto Fantástico e sua sequência, O Surfista Prateado. Evans já exibia um físico bastante impressionante. No entanto, ele alcançaria uma nova dimensão com Capitão América, que faz parte do Universo Cinematográfico Marvel.

Embora Chris Evans já possuísse o físico e o carisma para interpretar Steve Rogers, ainda lhe faltava uma verdadeira estatura. Para interpretar este super-herói mítico e fazer jus ao seu traje, ele precisava ganhar músculos! No entanto, Rogers aparece muito magro durante boa parte de O Primeiro Vingador. Isso foi possível graças aos avanços dos efeitos especiais digitais.

Marvel Studios

Quem interpreta a versão franzina de Steve Rogers?

Chris Evans não perdeu 30 quilos para o papel; ele foi simplesmente interpretado por um ator com porte pequeno. Sua cabeça foi então posicionada digitalmente no corpo franzino do ator Leander Deeny, graças aos magos da Lola Visual Effects.

Este último teve que memorizar e reproduzir exatamente os gestos de Chris Evans durante as cenas. Um trabalho bastante ingrato para Deeny, que atuou em um blockbuster da Marvel... sem que seu rosto fosse visto! Bem, quase! Ele pode ser visto fazendo figuração como barman em uma cena do filme.

Vale notar que o personagem de Steve Rogers supostamente pesa 43 quilos e mede 1,63m. Depois de receber o soro do super-soldado do Dr. Abraham Erskine (Stanley Tucci), ele se transforma em uma máquina de guerra de 109 quilos e 1,88m. Essa diferença precisava ser realmente visível na tela.

Inserir a cabeça de Evans no corpo de Deeny não foi tarefa fácil para a equipe de efeitos especiais: "Substituir o rosto do dublê não foi simples", explica o especialista Edson Williams. "Era como pegar a cabeça de um rinoceronte e enxertá-la no corpo de uma gazela. As diferenças entre os músculos e a pele eram gigantescas, foi difícil fazer com que seus pescoços se tornassem um só".

Marvel Studios

De fato, para a transformação em Capitão América, o diretor Joe Johnston e o diretor de fotografia Shelly Johnson começaram filmando apenas Evans atuando suas cenas. Em seguida, pediram a Deeny para filmar as mesmas sequências e imitar o melhor possível a performance e os maneirismos de Evans.

Por fim, a equipe filmou as cenas sem atores, apenas com um plano de fundo. Uma vez concluídas todas as versões de cada cena, cabia à Lola Visual Effects montá-las para criar o visual final de Steve Rogers em carne e osso.

A Marvel reutilizou essa técnica em Capitão América: O Soldado Invernal, quando Chris Evans brevemente interpretou novamente o Steve Rogers magro em uma cena de flashback com Bucky Barnes. Desta vez, Christopher George Sarris atuou como dublê no lugar de Leander Deeny.

Ganho de massa!

Após as sequências com o Steve Rogers magrelo, vemos Chris Evans exibindo uma musculatura impressionante. O ator treinou como um louco para entrar no traje do Capitão América. Antes das filmagens, ele iniciou um programa de treinamento intensivo! Evans precisava ganhar 10 quilos de músculo e reduzir sua gordura corporal de 12 para 8%.

Seis dias por semana, durante vários meses, o artista se submeteu a diferentes exercícios físicos, desde musculação até barras, flexões e abdominais. Durante esse período, ele foi acompanhado pelo treinador Simon Waterson, ex-fuzileiro naval. Foi ele quem cuidou do treinamento de Daniel Craig para Casino Royale.

Marvel Studios

Além do programa de musculação, Evans tinha que seguir uma dieta rigorosa: "Eu comia aveia, nozes, iogurte grego sem gordura, uma dose de proteína e uma banana como café da manhã, geralmente uma a duas horas antes de treinar. Depois, durante o dia, eu comia vários alimentos acompanhados de uma boa fonte de proteína, especialmente muito peixe, frango e carne vermelha", conta o ator.

Este treinamento não terá sido em vão para Chris Evans, que alcançará um grande sucesso, tornando o Capitão América um dos super-heróis da Marvel mais adorados. No total, o ator terá interpretado Steve Rogers em 9 filmes, contando suas aparições em Thor: O Mundo Sombrio ou Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados