44 anos de carreira, 3 indicações, mas nenhum Oscar: Normal ou injusto para este grande ator americano?
Ana Pilato
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Aos 62 anos, ele é, sem dúvidas, uma das estrelas mais adoradas do mundo.

Se a palavra "estrela" tivesse que ser representada por apenas uma pessoa, seu nome provavelmente seria o mais citado. Agora com 62 anos, Tom Cruise é um dos atores mais adorados do mundo. Sozinho, ele pode atrair milhões de pessoas aos cinemas, como vimos em 2022 com o sucesso fenomenal de Top Gun: Maverick.

Assim como Glenn Close - que foi indicada ao Oscar oito vezes, mas nunca ganhou nada -, Tom Cruise viu o prêmio máximo lhe escapar desde sua estreia no meio há 44 anos. No entanto, o ator nos ofereceu papéis absolutamente memoráveis ​​e teria merecido a estatueta de Melhor Ator!

Atuações excelentes, mas nenhum Oscar

Paramount Pictures

Tom Cruise foi indicado a três Oscars. Sua primeira indicação para Melhor Ator foi em 1990 por Nascido em 4 de Julho. Ele seria indicado pela segunda vez em 1997 por sua atuação em Jerry Maguire. Finalmente, recebeu uma terceira indicação em 2000 por sua incrível performance em Magnólia, desta vez como Melhor Ator Coadjuvante.

Em 1990, ele foi derrotado por Daniel Day-Lewis em Meu Pé Esquerdo. 7 anos depois, foi Geoffrey Rush quem levou a prestigiosa estatueta por seu papel em Shine - Brilhante. Em 2000, Michael Caine antecipou Tom com Regras da Vida.

O ator nunca mais recebeu outra indicação ao Oscar desde então. No entanto, conseguiu se consolar com três Globos de Ouro por Nascido em 4 de Julho, Jerry Maguire e Magnólia. Em 2022, o Festival de Cannes também lhe concedeu uma Palma de Ouro honorária. No entanto, depois de Magnólia, o ator poderia ter conquistado o Oscar de Melhor Ator em vários filmes notáveis.

Uma injustiça total?

De fato, é bastante incompreensível, se não totalmente injusto, que Tom Cruise não tenha sido indicado por seus papéis em Minority Report, O Último Samurai ou Colateral - no qual ele está absolutamente aterrorizante como um assassino implacável.

Outro exemplo é seu papel como Les Grossman em Trovão Tropical, que poderia ter lhe rendido uma indicação de Melhor Ator Coadjuvante. Além disso, foi bastante surpreendente ver Top Gun: Maverick indicado para Melhor Filme em 2023 sem Tom Cruise concorrendo a Melhor Ator.

facebook Tweet
Links relacionados