“Ainda estou em choque”: Há 45 anos, Al Pacino enviou uma carta a Robert De Niro para elogiá-lo por esse lendário filme
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Depois de assistir a Touro Indomável (1980) pela primeira vez, Al Pacino escreveu uma carta para o intérprete de Jake LaMotta no drama biográfico.

Robert De Niro e Al Pacino são dois dos atores americanos mais famosos e admirados do mundo. Eles tiveram atuações absolutamente lendárias, de Taxi Driver a O Poderoso Chefão, e já trabalharam juntos em Fogo Contra Fogo, de Michael Mann, em As Duas Faces da Lei, de Jon Avnet, e em O Irlandês, do diretor Martin Scorsese.

Dois astros, mesma atmosfera

Desconcertantemente humildes, os dois atores não são os mais falantes em entrevistas, preferindo se expressar por meio de seus papéis. No início dos anos 1980, Pacino e De Niro já eram dois astros mundialmente conhecidos, mas se destacavam por sua timidez em comum.

Também em 1980, De Niro brilhou nas telas de cinema em Touro Indomável, de Scorsese, um filme lendário pelo qual ele ganhou o Oscar de Melhor Ator. Al Pacino assistiu ao filme e ficou tão impressionado que enviou uma carta escrita à mão ao amigo para parabenizá-lo. A imagem foi compartilhada na conta Robert De Niro Daily, no Instagram.

Touro Indomável
Touro Indomável
Data de lançamento 1 de outubro de 2020 | 2h 09min
Criador(es): Martin Scorsese

“Uma inspiração para mim”

“Oi, Bobby. Vi seu Touro Indomável pela primeira vez no sábado. Ainda estou em choque, é uma obra-prima monumental, uma inspiração para mim”, escreveu Al Pacino.

“Como você sabe, eu nunca faço esse tipo de coisa. E, se eu começar a escrever para você para esse papel e não para os próximos, você pensará que eu não gosto deles. O que não é verdade. Mas, para esse filme, eu tinha que fazer isso. Espero não tê-lo deixado constrangido”, continuou o ator.

É possível sentir o respeito e a admiração de Pacino por seu colega nesse pequeno manuscrito. A carta também exala humildade, já que, na época, os dois atores eram frequentemente comparados e o público já estava os pressionando para que eles estrelassem um filme juntos.

Hoje, Robert De Niro e Al Pacino têm 81 e 84 anos, e a amizade entre eles continua inabalável. Se você quiser (re)ver Touro Indomável, o drama biográfico sobre o pugilista Jake LaMotta atualmente pode ser alugado ou comprado no Prime Video.

facebook Tweet
Links relacionados