Pouca gente sabe, mas uma música que fez muito sucesso nos anos 2000 foi retirada de uma trilha sonora ganhadora do Oscar
Ana Pilato
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

De um drama épico a um fenômeno da música eletrônica com um simples detalhe de edição.

Som e cinema estão intimamente ligados - embora não desde seus primórdios, já que o cinema era mudo e sua principal atração era o visual. A verdade é que desde que o áudio se fundiu com o vídeo, grandes anedotas do mundo do cinema se tornam histórias interessantes para os amantes da sétima arte e também para os amantes da música.

Se pensarmos nas estrelas da música eletrônica do ano 2000, é impossível não recorrer ao nome de Moby, o músico e produtor que conseguiu, na época, fundir a nostalgia cinematográfica com a vanguarda sonora como fez em sua icônica canção Porcelain. O que pouca gente sabe é que a faixa tem uma ligação inesperada com o cinema clássico.

MGM; EMI Music

Em 1960, foi lançado o filme Exodus, dirigido por Otto Preminger e estrelado por Paul Newman, um drama épico baseado no romance homônimo de Leon Uris. Sua trilha sonora composta por Ernest Gold ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e deixou uma marca indelével na música cinematográfica.

Entre suas composições, destaca-se Fight for Survival, um tema orquestral cheio de tensão e drama que pode ser apreciado em um dos momentos emblemáticos do filme. Porém, a chave para a conexão entre ambas as peças está em um experimento de Moby com o som.

Transformação sonora: de Fight for Survival para Porcelain

Fascinado pela atmosfera com que Fight for Survival envolve o espectador, Moby decidiu tocar a peça ao contrário e em um ritmo mais lento, descobrindo no processo uma harmonia melancólica e etérea. Este fragmento manipulado serviu como base melódica de Porcelain, caracterizada por sua linha de piano hipnótica e instrumentação emotiva.

Exodus
Exodus
Data de lançamento 2 de janeiro de 1961 | 3h 28min
Criador(es): Otto Preminger
Com Paul Newman, Eva Marie Saint, Ralph Richardson
Usuários
3,7
alugar ou comprar

O resultado foi uma peça que contrasta com a percussão eletrônica que marca o ritmo da música. Com sua mistura de melancolia e modernidade, Porcelain se tornou uma das músicas mais icônicas de Play, um álbum que redefiniu a música eletrônica na cultura popular.

facebook Tweet
Links relacionados