Ao longo da corrida pelo Oscar 2025, nenhum plot twist dos filmes poderia ter previsto a derrapada de Emilia Pérez. Uma avalanche de polêmicas envolvendo o uso de IA, representação equivocada de minorias e o resgate das declarações preconceituosas de Karla Sofía Gascón prejudicaram a campanha do recordista de indicações da premiação.
Diante da repercussão negativa que associou o musical ao discurso de ódio da protagonista, a Netflix decidiu retirá-la do orçamento de ações promocionais da temporada. A medida exigia que a atriz espanhola arcasse com os próprios custos caso desejasse participar dos eventos e premiações em que estava nomeada.
Até o momento não se sabia se ela marcaria presença na cerimônia do Oscar por causa desse afastamento. Porém, a Netflix voltou atrás e decidiu cobrir as despesas dela para que compareça ao evento sediado no Dolby Theatre, em Los Angeles. A notícia foi confirmada pelo The Hollywood Reporter nesta segunda-feira (25).
Karla Sofía está indicada ao Oscar de Melhor Atriz, concorrendo diretamente com Fernanda Torres, Demi Moore, Mikey Madison e Cynthia Erivo pela estatueta.
Karla Sofía Gascón se manifesta sobre participação na cerimônia do Oscar 2025

Depois de se abster do Critics Choice Awards e do SAG Awards, que aconteceu nesse último domingo (23), Karla Sofía Gascón se prontificou a confirmar sua presença no Oscar:
"Não sei como me sinto, mas estou grata por estar de volta. Sou grata a todos aqueles que acreditaram em mim — à Netflix, à produtora e aos meus colegas. Podemos fechar esse ciclo lindo e caminho difícil que começou há três anos", declarou ao The Hollywood Reporter.

A cerimônia do Oscar 2025 acontece no próximo domingo, dia 2 de março.