É um filme de guerra sobre o desembarque de tropas aliadas em uma costa europeia que se encontra em uma interessante área cinzenta: entre uma tentativa realista e inteligentemente planejada de capturar estratégias militares e suas consequências, e um entretenimento poderoso e brutal. Resumindo: A Batalha de Anzio pode ser visto como o irmão 30 anos mais velho do sucesso de bilheteria de Steven Spielberg, O Resgate do Soldado Ryan.
Embora entremos no sucesso de Spielberg pela perspectiva do fundamentalmente simpático Tom Hanks, o eixo emocional de A Batalha de Anzio é um ator que entrou para a história do cinema principalmente como um vilão frio.
A Batalha de Anzio: O sofrimento de um repórter de guerra
1944: O repórter de guerra americano Dick Ennis (Robert Mitchum) acompanha de perto o desembarque dos Aliados na costa da Itália. No início, tudo indica que a missão está correndo bem. O sonho de permitir um avanço rápido e eficaz até Roma, ignorando completamente as defesas alemãs, parece estar ao alcance. Mas então o comandante aliado Lesly (Arthur Kennedy) começa a hesitar porque o curso da missão até agora parece tranquilo demais.
Columbia Pictures
As dúvidas de Lesly custam um tempo valioso aos Aliados, fazendo com que a ação militar anteriormente promissora se transforme em um desastre sangrento. E Ennis, que deveria acompanhar a missão pela ótica de um observador neutro, sofre em um nível cada vez mais pessoal com a miséria ao seu redor.
Um vilão profissional e o próprio Colombo
Por mais intensa e clara que seja a compaixão de Mitchum como o repórter de guerra Ennis em A Batalha de Anzio, a lenda da atuação é geralmente conhecida por sua performance lacônica e reservada, com a qual ele paradoxalmente alcança um carisma assustador. Entre outras coisas, ele apareceu como um protagonista moralmente questionável no clássico O Rio das Almas Perdidas e em vários papéis de vilões inesquecíveis - por exemplo, na obra-prima do filme noir O Mensageiro do Diabo.
Outro ator também aparece em A Batalha de Anzio longe do tipo de papel pelo qual a maioria de seus fãs o conhece hoje: o astro de Columbo, Peter Falk, que interpreta o violento cabo Jack Rabinoff. Como Falk revelou em sua autobiografia, ele ficou extremamente insatisfeito com o roteiro - e o achou tão clichê que pediu para sair do filme.
O produtor Dino De Laurentiis respondeu dando a Falk um lugar mais proeminente nos créditos do filme e permitindo que suas falas fossem reescritas. Falk, por sua vez, aproveitou esse passe livre para simplesmente escrever seu próprio texto.
A Batalha de Anzio está na assinatura premium do Prime Video.