O Senhor dos Anéis: O que aconteceu com Aragorn após o final de O Retorno do Rei?
Ana Pilato
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Qual foi o destino do personagem após a vitória sobre Sauron e a coroação em Minas Tirith?

Ano 3019 da Terceira Era, 1º de maio, no cume da Cidade Branca de Minas Tirith: após a vitória decisiva da última aliança contra Sauron e sua destruição final, o herdeiro de Isildur, Aragorn, é coroado rei de Gondor.

"Agora chegam os dias do Rei, que sejam abençoados", exclama Gandalf na terceira parte da saga de Peter Jackson, enquanto coloca a coroa alada na cabeça de seu antigo companheiro. Mas o que realmente aconteceu com o novo governante depois desse evento? A bênção do Mago deu frutos?

Após a coroação de Aragorn

No final das aventuras contadas em O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, Frodo, Bilbo e Gandalf navegaram para as Terras Imortais de Valinor. Legolas e Gimli cumpriram a promessa feita um ao outro fazendo uma pequena viagem às cavernas de Aglarond e à floresta de Fangorn. E Sam, de volta ao Condado, casou-se com Rosie Cotton. Mas o que aconteceu com Aragorn?

New Line Cinema

Como visto no filme, ele assume seu lugar de direito no trono e se casa com Arwen, filha de Elrond. Mas para descobrir o que aconteceu com Aragorn depois, é preciso mergulhar nas páginas das obras originais de J.R.R. Tolkien.

Aragorn, com 88 anos na época de sua coroação e agora apelidado de Elessar Telcontar (a Pedra Élfica), tornou-se o governante de um novo reino reunido, semelhante ao fundado por seu ancestral Elendil na Terra-Média. De sua união com Arwen nasceram um filho e várias filhas.

Uma era de paz para a Terra-Média

Durante seu longo e próspero reinado, ele trabalhou incansavelmente para consolidar sua vitória sobre Sauron e garantir paz duradoura para todos os habitantes de seu vasto reino. Ele então liderou várias outras batalhas contra os povos de Khand e Harad, ao sul, também arrasando a torre escura de Minas Morgul, uma antiga fortaleza de Gondor que havia sido corrompida pelos Nazgûl.

Depois de restaurar as antigas cidades de Arnor (Annúminas e Fornost), Aragorn ajuda a desenvolver a cidade de Bri (onde conheceu Frodo na Estalagem do Pônei Empinado) e decreta que o Condado agora pertence oficialmente aos Hobbits, que vivem sob sua proteção.

Foi aos 210 anos, após mais de 120 anos de reinado, que Aragorn morreu em Minas Tirith, considerado pela História um dos reis mais gloriosos da Terra-Média. Seu único filho, Eldarion, o sucedeu no trono.

facebook Tweet
Links relacionados