38 anos depois, o som deste famoso monstro da ficção científica continua a nos assombrar - e sua origem tem um segredo surpreendente
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Provavelmente o monstro mais assustador do cinema - junto com Alien!

38 anos após sua primeira aparição no cinema, o Predador se tornou um verdadeiro ícone da cultura pop - assim como o xenomorfo de Alien, outro grande monstro da sétima arte. Sua aparência absolutamente repulsiva é obra de um especialista em efeitos especiais, Stan Winston.

Com pele viscosa, mandíbula ameaçadora e olhos malignos, o Predador não tem um rosto amigável. Uma vez pensado o design, era preciso encontrar o grito da criatura. O barulho tinha que ser imediatamente reconhecível e causar ansiedade.

De fato, durante grande parte do filme, o monstro é invisível e sua presença só é percebida através de sua visão térmica e seu ruído característico. Uma espécie de chocalho gutural que causa arrepios de pânico no espectador. Mas como ele foi criado?

Um pequeno som que congela o sangue

Contra todas as expectativas, esse som não foi feito em um computador! Simplesmente vem de uma pessoa real: Peter Cullen. O ator canadense, especialista em dublagem, é destaque na voz de Optimus Prime na saga Transformers. Ele também dublou o King Kong na versão de 1976 e o (do Ursinho Pooh) na maioria de suas aparições desde 1988.

20th Century Studios

Durante uma participação na TFCon em Toronto em 2015, o artista falou sobre sua experiência no longa-metragem de John McTiernan e a inspiração que lhe permitiu criar o grito do Predador com sua voz. "Eles iam gravar o final do filme, onde o Predador tira o capacete e revela seu rosto. E naquele momento, eu vi esse rosto horrível e esses tentáculos se movendo", disse Cullen.

"Pensei em um caranguejo de costas morrendo sob o sol na areia; eu tinha visto essa imagem quando criança na praia e era realmente nojenta. Esse caranguejo estava fazendo barulhos de estalos, sons como bolhas explodindo. Eu me lembrava bem", explicou o ator.

Então foi o som de um caranguejo morrendo que inspirou o grito de um dos monstros mais famosos do cinema! Quando sabemos disso, a fera da saga imediatamente se torna um pouco menos assustadora, não é?

O Predador
O Predador
Data de lançamento 12 de fevereiro de 1987 | 1h 47min
Criador(es): John McTiernan

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados