“Vai ser o maior fracasso da história”: Gary Cooper se recusou a estrelar o filme que se tornou a maior bilheteria de todos os tempos
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Um erro histórico cometido pelo astro de Matar ou Morrer.

Muitos atores recusaram papéis em filmes/séries e depois se arrependeram dessa decisão. No final das contas, todo mundo pode errar, e eles simplesmente não conseguiram ver as possibilidades do material que lhes foi oferecido. No entanto, há casos especiais, como o de Gary Cooper e ...E o Vento Levou, já que o lendário ator chegou a dizer que o filme seria o maior fiasco de todos os tempos.

Paramount Pictures

Foi oferecido a Cooper o papel de Rhett Butler, que acabou ficando com Clark Gable. A atuação de Gable é tão lendária que é difícil ver outro ator dando vida ao personagem, mas a verdade é que o produtor David O. Selznick tentou primeiro contratar os serviços do astro de Matar ou Morrer.

No entanto, as negociações não se concretizaram. Além disso, a essa altura, Cooper já havia demonstrado tanto desinteresse pelo filme que chegou a dizer o seguinte:

...E o Vento Levou será o maior fracasso da história de Hollywood. Estou feliz que seja Clark Gable quem cai e não Gary Cooper.

É claro que Cooper não tinha a menor confiança no sucesso do filme, mas ele errou: ...E o Vento Levou acabou se tornando o filme de maior bilheteria de todos os tempos, um título que foi mantido por várias décadas. De fato, até hoje não há nenhum filme que tenha vendido mais ingressos, portanto, se levarmos em conta os efeitos da inflação, ele ainda seria o número um.

Warner Bros.

Ele foi filmado entre janeiro e julho de 1939, então o trabalho que Cooper acabou fazendo na época foi A Verdadeira Glória, um filme de aventura dirigido por Henry Hathaway que teve um desempenho muito pior nas bilheterias.

Além disso, ...E Tudo o Vento Levou arrebatou o Oscar, levando oito estatuetas para casa – embora Gable tenha perdido em sua categoria, pois o prêmio de melhor ator foi para Robert Donat por seu trabalho em Adeus, Mr. Chips. Por sua vez, A Verdadeira Glória não recebeu uma única indicação.

...E o Vento Levou
...E o Vento Levou
Data de lançamento 1 de janeiro de 1940 | 3h 58min
Criador(es): Victor Fleming, George Cukor, Sam Wood
Com Vivien Leigh, Clark Gable, Leslie Howard
Usuários
4,6
Assista agora na Max

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados