A Disney proíbe essas três coisas em seus filmes, mas Deadpool & Wolverine foi capaz de fazer todas elas
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Ryan Reynolds conseguiu fazer o que queria.

No ano passado, a Disney provou mais uma vez que sabe como atrair o público aos cinemas e, com isso, voltou a ser o estúdio número 1 de Hollywood, graças principalmente aos sucessos de Divertida Mente 2, Deadpool & Wolverine e Moana 2. No caso de Deadpool & Wolverine, o filme protagonizado por Ryan Reynolds e Hugh Jackman é um dos poucos que teve a liberdade de quebrar as três regras que a empresa impõe à maior parte de suas produções.

Deadpool & Wolverine
Deadpool & Wolverine
Data de lançamento 25 de julho de 2024 | 2h 07min
Criador(es): Shawn Levy
Com Ryan Reynolds, Hugh Jackman, Emma Corrin
Usuários
4,3
Adorocinema
4,0
Assista agora no Disney +

“Essas palavras aparecem no contrato como coisas que não podem ser feitas”

Foi o diretor David Lowery, que trabalhou com a Disney em títulos como Meu Amigo, o Dragão e Peter Pan & Wendy, quem revelou em 2016 que a empresa impôs contratualmente três limitações aos filmes que eram produzidos: decapitações, empalamentos/empalações e personagens que fumam.

Walt Disney Company

O próprio cineasta comentou sobre isso ao Ain't It Cool News:

Essas são literalmente as três coisas que você não pode colocar em um filme da Disney. Literalmente, essas palavras aparecem no contrato como coisas que não podem ser feitas.

Dessas três proibições, há duas que são fáceis de rastrear. Aparentemente, os empalamentos foram proibidos após a estreia de A Pequena Sereia, em 1989, pois foi assim que a vilã Úrsula morreu na animação.

Em relação ao fumo, a Disney o proibiu oficialmente em 2015, ainda que tenha começado oito anos antes – com algumas exceções, como em um filme sobre uma figura histórica que era conhecida por fumar ou se for exibido de forma muito negativa para destacar seus efeitos nocivos.

Isso voltou a ser muito discutido quando Cruella foi lançado, e até a atriz principal Emma Stone afirmou que “não é permitido fumar na tela em um filme da Disney. Foi difícil não ter uma piteira”, esclarecendo que “não quero incentivar o fumo, mas também não quero promover o esfolamento de cachorros”. Fazia sentido, de fato.

O caso de Deadpool & Wolverine

Walt Disney Company

No entanto, Deadpool & Wolverine recebeu um tratamento especial. Por um lado, Henry Cavill faz uma participação especial dando vida a uma versão alternativa de Wolverine e é possível vê-lo claramente fumando. Na verdade, o ator acabou bastante enojado com isso, como revelou o diretor Shawn Levy em entrevista ao The New York Times:

“Ele manteve o charuto aceso e na boca durante todo o dia de filmagem. Lembro-me de ter ouvido no dia seguinte que Henry estava com enjoo porque inalou fumaça de charuto por oito horas seguidas, mas ele não reclamou nenhuma vez.”

Além disso, o Wolverine de Hugh Jackman rapidamente acaba com Dentes-de-Sabre... decapitando-o. Vemos até perfeitamente como sua cabeça cai no chão logo após sua morte e então o personagem de Reynolds a pendura por um tempo. Antes também vimos Deadpool cortando a cabeça de um agente da AVT durante os primeiros minutos do filme.

Walt Disney Company

Quando se trata de empalamento, há mais de uma morte que poderia ser descrita como tal, mas, a rigor, não é algo em que o filme se destaque. No entanto, é evidente que poderiam ter feito isso de forma mais específica, se quisessem. Na verdade, em Logan, um empalamento foi o que causou o ferimento fatal do personagem, embora o filme tenha sido feito pela Fox antes de ser adquirido pela Disney.

Ninguém esclareceu exatamente por que Deadpool & Wolverine pôde contornar essas limitações, mas é evidente que o fato de ser o primeiro filme com classificação R da Marvel teve muito a ver com isso. Havia uma grande obsessão por esse tema e a possibilidade da Disney diminuir o tom da saga, mas, no fim das contas, Ryan Reynolds conseguiu fazer o que queria.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados